São Paulo (AUN - USP) - Grande vitrine de rochas, minérios e minerais, além de fósseis, gemas e meteoritos, objeto de estudo prático de graduandos e pós-graduandos ao mesmo tempo que encanta crianças e jovens do ensino básico, o Museu de Geociências da USP se prepara para a semana do Geólogo, que deve acontecer entre os dias 27 e 29 de maio no Instituto de Geociências –IGc – na rua do Lago, Cidade Universitária.
Em comemoração ao dia do geólogo – 30 de maio –, o instituto aproveita para difundir a profissão deste que é considerado um estudioso e conhecedor do Sistema Terra. Para tanto, está sendo organizada uma série de palestras de docentes e convidados e de exposições dos departamentos e centros do IGc. Todos os eventos são abertos à participação da comunidade.
Já o museu prepara uma exposição fotográfica que extrapolará a semana e poderá ser visitada até 28 de junho. “Geologia através das lentes” enfoca o universo geológico por meio de fotos antigas de trabalhos de campo no IGc, de paisagens geológicas e de peças do acervo em exposição. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a macrofotografia, fotografias ao microscópio de lâminas de rocha e as de microscópio eletrônico de varredura, que serão realizadas simultaneamente à visitação e apresentadas em monitores. Tudo para aguçar a curiosidade e o entusiasmo em relação à Geologia.
Algo que já é feito com propriedade pelo Museu de Geociências, por onde passam e geralmente se fascinam cerca de 20 mil pessoas por ano. Segundo a diretora técnica do museu, Maria Lúcia Rocha Campos, 90% do total do público é de alunos do ensino médio e fundamental. Assim, embora seja um acervo científico, não se trata de um público técnico. A linguagem e as explicações têm de ser simplificadas, o que permite “divulgar a Geociências e inserir conhecimento nos seus mundinhos”, como observa Maria Lúcia.
As 10 mil amostras em exposição permanente prendem a atenção tanto do estudioso quanto do público mirim. “São várias pedras de diferentes tipos e cores, e a gente olhando pode definir bem melhor do que aparece no livro”, diz a pequena visitante Priscila Silva Militão, 10 anos e entusiasmo garantido com o acervo. “Dá até vontade de ser geóloga”.
Programação das atividades da semana do Geólogo:
27 de maio
11h00 - Palestra: As atividades do geólogo na Schlumberger.
Geóloga Renata Castilho Balieiro Carvalho
12h00 - Entrevista sobre o mercado de trabalho do Geólogo
Prof. Arlei Benedito Macedo
16h30 - Palestra: Gestão Ambiental
Geólogo Nilton Fornasari Filho – FIESP
28 de maio
11h00 - Palestra: Geologia e Questão Hídrica Metropolitana
Geólogo Geraldo Gilson de Camargo – Gerente de Proteção Ambiental da CETESB
12h00 - Vídeo: Origem da Terra e da Vida.
Participação dos docentes: Thomas, Rocha Campos e Colombo.
16h30 - Palestra: Serviço Geológico do Brasil
Geólogo Luiz Augusto Bizzi – Diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM.
18h00 - Lançamento das Homepages do Instituto de Geociências e do Museu de Geociências. Homenagem ao Prof. Rui Ribeiro Franco
29 de maio
11h00 - Palestra: A função do sindicato dos Geólogos
Geólogo Enzo Luiz Nico Júnior – Presidente do Sindicato dos Geólogos do Estado de São Paulo - SIGESP
12h00 - Panorama: Oficina de Réplicas - Fósseis
Participação do docente Luiz Eduardo Anelli.
14h00 - Palestra: A Geologia na Educação Básica – Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Profa. Dra. Maria Cristina Motta de Toledo
16h30 - Palestra: Rochas Ornamentais – uso industrial de rochas
Geólogo Eli Frazão