ISSN 2359-5191

12/06/2002 - Ano: 35 - Edição Nº: 11 - Educação - Escola de Comunicações e Artes
USP instala mais 39 rádio-escolas em São Paulo

São Paulo (AUN - USP) - O projeto educom.radio, criado pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da USP em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está implantando mais 39 rádio-escolas no município de São Paulo. O trabalho desenvolvido desde o segundo semestre de 2001 já capacitou 27 escolas para usar o rádio em seus projetos pedagógicos.

Um dos objetivos do educom.radio é aproveitar a linguagem e todo o universo radiofônico dentro das escolas municipais, instalando rádios de baixo alcance com fins pedagógicos. O projeto visa a capacitar professores a trabalhar com a linguagem e produção de programas de rádio nas escolas, formando assim educomunicadores, ou seja, educadores que sabem aproveitar os recursos da comunicação para dinamizar e tornar mais divertido o aprendizado.

Dividido em três etapas, o educom.radio trabalha, num primeiro momento, com a influência exercida pela mídia na vida das crianças e busca desenvolver palestras práticas sobre a educomunicação, explicando as possíveis intersecções entre educação e comunicação. Passada essa etapa de iniciação, definem-se os conteúdos que serão trabalhados nos programas de rádio. Nesse momento, destaca-se o potencial dos meios de comunicação em trabalhar com temas transversais, como questões ambientais, sexualidade, protagonismo juvenil, leitura crítica e cidadania. Por último, a escola recebe os equipamentos necessários para instalar a rádio (aparelho transmissor, caixa de som, gravador de cd, microfones).

Patrícia Horta e Márcia Coutinho, coordenadoras do projeto, explicaram que a escolha do rádio baseou-se no seu poder de penetração perante os ouvintes e de sua maior amplitude – abrangendo toda a comunidade escolar –, além da facilidade dos alunos em lidar com a oralidade característica da linguagem radiofônica. No entanto, elas pontuaram que as necessidades práticas ao realizar um programa de rádio exigem a roteirização das falas por parte dos alunos. “Eles sentem a necessidade de programar as falas para organizar os programas”, lembrou Márcia. É nesse instante que a produção escrita ganha destaque e o trabalho em sala de aula pode ser aproveitado. Nesse sentido, o educom.radio passa a promover a interdisciplinaridade no contexto escolar, uma vez que o rádio abriga múltiplos assuntos que podem ser relacionados em projetos conjuntos não só entre as diferentes matérias mas também entre alunos de anos distintos. Finalmente, Patrícia ressaltou as mudanças no comportamento de alunos considerados indisciplinados após o trabalho com o rádio. “O trabalho com rádio desenvolve o coeficiente comunicativo dessas crianças aproveitando toda essa expressividade que é marginalizada na sala de aula. Os alunos passam a demonstrar interesse e discutem com o professor a delimitação dos temas de cada programa.”

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