São Paulo (AUN - USP) -A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP está em processo eleitoral. Ainda este ano, no dia 12, será apontada pelo colégio eleitoral da escola uma lista tríplice para a escolha do próximo diretor. A preferência final é feita pela reitora, que escolhe entre os nomes da lista enviada. O colégio eleitoral é formado por cerca de 100 pessoas, entre eles 10 representantes discentes (RDs), um representante dos funcionários e o restante, professores.
Para o Centro Acadêmico Lupe Cotrim (Calc), que representa os alunos da ECA, esse tipo de escolha não demonstra a verdadeira vontade da comunidade da escola. Por isso, é organizado por ele uma consulta à comunidade ecana, que é seguida pelo RDs.
Nessas eleições, foi decidido em assembléia de alunos que o voto seria paritário. Isso significa que cada um dos três segmentos (docentes, discentes e funcionários) teriam um terço dos votos. O resultado da consulta é, assim, contado como um voto de cada uma das áreas. As eleições aconteceram entre os dias 27 de novembro (quinta) e 2 de dezembro (terça-feira). O resultado ainda não tem data para ser divulgado. Mesmo assim, o Calc espera que todo colégio eleitoral siga o que for decidido pela consulta.
Historicamente, o colégio eleitoral da escola referenda a decisão das consultas. Isso não aconteceu apenas em 2000, quando a consulta elegeu o professor Jair Borin, mas o colégio eleitoral não o colocou em sua lista tríplice. Nesse ano, o nome escolhido pela Reitoria da USP foi o do professor Waldenyr Caldas. Esse fato revoltou muito estudantes, que hoje temem que a democracia seja esquecida dentro da ECA. Para o Calc, a consulta deveria ser institucionalizada, ou seja, feita pela própria direção da escola, como acontece na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).
Hoje, apesar da lista de oito professores titulares entre os candidatos, estão fazendo campanha realmente apenas o professor Victor Aquino (ex-diretor da ECA com seu antigo nome: Tupã Gomes Correia) e o professor Mauro Wilton (atual vice-diretor).