São Paulo (AUN - USP) - Quem gosta de cantar ainda tem a chance de se inscrever no Coral Oficina Comunicantus, do Departamento de Música da ECA, Escola de Comunicações e Artes da USP. Os últimos testes classificatórios serão realizados até o final dessa semana. Não é necessário conhecimento musical prévio para se inscrever nas atividades dos corais comunitários, que são gratuitos e abertos ao público externo.
O Coral Escola Comunicantus, o Coral da Terceira Idade da USP e Coral Oficina Comunicantus são coros comunitários regidos por alunos do curso de música. De acordo com os supervisores dos projetos, os professores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecília Igayara, este ano o número de inscritos para os corais foi o dobro do esperado.
O Coral da Terceira Idade da USP é o mais procurado e tem 60 integrantes. A mais idosa, Maria da Graça Régis Vieira Machado, diz que a convivência com o grupo coral renovou sua vida: “Nunca tinha cantado antes, é um momento de satisfação. Você não imagina a alegria que cantar me traz, ainda mais aos 93 anos de idade!”
Os coralistas são incentivados a frequentar concertos e transformam o canto em mais do que lazer. O repertório dos coros mescla erudito e popular e inclui arranjos e composições criadas pelos alunos. “Os corais-laboratório têm como perspectiva ensinar o aluno a ensinar” - diz o maestro Marco Antonio da Silva Ramos, formado na primeira turma de música da USP. Entre os aspectos trabalhados no ensaios estão respiração, postura, técnica vocal e atividade corporal.
O Comunicantus já foi objeto de pesquisa de diversos graduandos e pós-graduandos do curso de música. Caiti Hauck ensinou leitura musical para os integrantes do Coral Escola Comunicantus como tema de seu trabalho de conclusão de curso: “Não queremos teoria vazia, mas sim que o coralista entenda o papel dele no todo”. Ela analisa que a fraca musicalização dos adultos é resultado da deficiente ou inexistente educação musical no ensino fundamental.
“Músico ensinar músico é fácil”, mas o campo de trabalho é muito maior para coros amadores e a dificuldade de ensinar, também. Foi com essa idéia que os professores Marco e Susana idealizaram os corais comunitários do Comunicantus. Conforme estudo sobre o impacto do projeto, é possível visualizar o efeito multiplicador. Alunos que participaram do Comunicantus foram responsáveis pela criação de diversos novos corais.
Para mais informações:
3091-4005 - ramal 210
http://comunicantus.blogspot.com