ISSN 2359-5191

13/04/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 08 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Geociências
Professor da USP descobre novo mineral

São Paulo (AUN - USP) - A brumadoíta estampa, com seu azul vivo, a próxima edição da Mineralogical Magazine. Composta pelos elementos telúrio e cobre, o mineral foi nomeado em homenagem à cidade de Brumado (BA), local onde foi descoberto, sendo o segundo descrito do estado. O responsável pelo artigo foi o professor Daniel Atencio, do Instituto de Geociências da USP (IGc-USP). Atencio conclui sua décima descrição de um novo mineral.

O material foi encontrado em 1993 por Paulo Anselmo Matioli, museólogo e curador do Museu Jobas (São Vicente - SP), no qual ficou guardado até 2005. Naquele ano, começou a ser estudado pelo professor Atencio. O novo mineral foi aceito pelo IMA (International Minerological Association) em 2008 e, desde então, o professor tem trabalhado no artigo com mais nove pesquisadores - dentre eles, apenas um é brasileiro. A ajuda dos colegas de outros países é necessária. Segundo ele, "é difícil estudar todos os minerais somente no Brasil, pois faltam instrumentos, metodologia, experiência".

Além do estudo internacional, outras dificuldades foram enfrentadas para descrever a brumadoíta. Sua mostra contém uma fina camada sobre outro mineral, a magnesita, e a brumadoíta é um mineral que não forma cristais grandes o suficiente para fazer um estudo de estrutura cristalina.

O significado econômico da nova descoberta ainda é incerto. Há na composição do mineral o telúrio, raro e com ampla utilização industrial (sobretudo, siderúrgica), mas não foram encontradas até então outras amostras que comprovem a existência de uma jazida. A pedreira onde foi encontrado pertence à multinacional brasileira Magnesita Refratários S.A. e seu acesso é restrito.

Essa limitação também dificulta os estudos sobre a origem da brumadoíta. Sabe-se que ela foi formada depois da rocha metamórfica sobre a qual foi encontrada, a magnesita, preenchendo fraturas e vazios dela. Dá-se a essa formação o nome de hidrotermal. Não se sabe, no entanto, de onde vieram os elementos componentes do mineral, já que não foram achados vestígios de elementos da brumadoíta na rocha em que foi encontrada.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br