São Paulo (AUN - USP) - O Hospital Universitário (HU) da USP possui uma nova página na internet para a campanha do Projeto Antitabagismo. O novo site, chamado Doutor Bartô – Doutores da Saúde, é parte de um projeto de conscientização de crianças e adolescentes sobre riscos do cigarro, do álcool e da gravidez precoce. Seu idealizador, o médico João Paulo Becker Lotufo, considera o tabaco a droga mais “viciante” dos dias de hoje.
O Projeto Doutor Bartô ( http://www.tabagismo.hu.usp.br/index2.html) tem como objetivo levar a informação sobre os temas para escolas públicas. Através de peças de teatro, da publicação mensal e do site, as crianças e adolescentes são apresentados às questões que muitas vezes estão ligadas ao seu dia a dia, como no caso de filhos de fumantes ou alcoólatras.
O projeto é formado por médicos, enfermeiras, pedagoga e assistente social, segundo o site. A realização foi possível graças às parcerias com o Hospital Universitário e a Sociedade de Pediatria de São Paulo. Além desses dois parceiros, há o patrocínio da Clínica Pediátrica Dr. João Paulo Becker Lotufo e o Grupo Nossa Senhora de Lourdes, que aparecem na publicação.
O site original antitabágico do HU acompanha o projeto desde o seu início, cerca de oito anos atrás. As diversas seções ajudam fumantes a largar o hábito e informam sobre consequências do fumo passivo, por exemplo. Os resultados foram mais de 45 mil visitas e diversos pedidos de orientação, que ainda podem ser feitos através da seção “Fale Conosco”. Contudo, há muito tempo que não é possível alterar o leiaute do site. João Paulo Lotufo diz que perdeu o contato com a agência responsável pela criação da página, e que as mudanças estão protegidas por senha.
O Hospital Universitário detém o chamado “selo ouro” no que diz respeito ao combate do cigarro. Isso significa que o Hospital Universitário da USP está livre do tabaco tanto dentro das suas instalações quanto em seu entorno. A distância de pelo menos 15 metros dos prédios do HU deve ser respeitada por fumantes que ainda não largaram seu vício.
João Paulo Becker Lotufo é um dos responsáveis pela concepção do Projeto de Lei 577/2008, que vai restringir os locais para fumo no Estado de São Paulo. Segundo ele, é um grande avanço que a lei tenha sido aprovada. “É um benefício de saúde público. Ajuda quem tem problemas de asma, bronquite, problemas respiratórios crônicos e a vida saudável em geral”, diz. O governador José Serra tem até o dia 15 de maio para sancionar sua própria lei, que deve entrar em vigor até agosto desse ano.