São Paulo (AUN - USP) - A floresta Amazônica vem ganhando importância como fornecedora de matéria-prima para a indústria farmacêutica. Os pesquisadores aproveitam o conhecimento das populações ribeirinhas e indígenas da região sobre as propriedades medicinais da vegetação local. Através de análises, comprovam se essas propriedades são verdadeiras. Além disso, cosmetologia é uma área em expansão no país, com alto poder de concorrência em relação aos produtos importados. Devido a crescente importância desse campo, foi realizada a III Semco - Semana Universitária de Cosmetologia, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, nos dias 9, 10 e 11 de setembro.
Há alguns anos, as empresas de cosméticos trabalhavam somente com a cópia de produtos do exterior. Com a facilidade de acesso aos importados, as indústrias nacionais foram obrigadas a criar cosméticos originais e competitivos. Isto melhorou a qualidade dos produtos brasileiros e foram criadas mercadorias específicas para o gosto deste público.
Uma das palestras mais esperadas foi sobre os óleos e produtos da floresta Amazônica. Os palestrantes trabalham numa empresa produtora de matérias-primas para indústrias de produtos de beleza. Esses materiais são obtidos nos estados do Norte do país, principalmente no Pará.
Com a conversa pode-se constatar o potencial comprovado da floresta e o domínio de empresas estrangeiras, que já patentearam algumas matérias-primas. A utilidade desses produtos pode ser vista com o óleo de andiroba, árvore abundante na região, que promove ação anti-inflamatória e regeneradora e possui um índice de 100% de eficácia como repelente de insetos. Esse óleo pode ser usado em produtos anticelulite, sabonetes, protetores solares, xaropes, velas e outros.
A área de perfumaria é baseada em estudos comportamentais para a criação de novos produtos. Hoje, as pessoas valorizam a clareza, a estabilidade nos relacionamentos. Os vidros dos perfumes são transparentes, as cores do produto claras e os odores usados são os que representam esses valores. Por isso, existe uma tendência a fragrâncias que lembram as águas, odores associados a essas qualidades.
O grupo de palestrantes foi formado por profissionais da área química, de vendas e de imprensa. Os temas da semana foram: "Aromacologia e Beleza: Uma parceria de sucesso", "Perfumaria: Tendências Olfativas do Brasil", "Rainforest Specialities: A natureza ao seu alcance" e foi finalizado com uma mesa-redonda sobre a "Estética do Bem-Estar".
O objetivo do encontro foi informar aos alunos sobre as várias possibilidades de atuação na carreira, o dia-a-dia da profissão, novidades e tendências da área. A atuação do farmacêutico pode ser tanto na produção de matérias-primas para as indústrias, como na elaboração do produto final. Nos três dias, ficou evidente a influência do consumidor sobre o resultado final do produto e a importância da conexão com outras áreas como a psicologia e a economia.
O evento é organizado pela Farma Júnior, empresa formada por alunos do curso de Farmácia e conta com o apoio do Prêmio Atualidade Cosmética, concurso promovido pela revista Atualidade Cosmética. A Semana foi criada devido ao grande interesse dos alunos da graduação pela área de Cosmetologia. As palestras foram acompanhadas na sua maioria por alunos da graduação da USP e de outras faculdades da cidade de São Paulo.