São Paulo (AUN - USP) - Uma nova sequência de aulas, aplicada ao 4º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação, foi desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da USP. O objetivo do inédito conjunto didático é inserir mais ciências no ensino e aumentar sua relação com o dia-a-dia dos alunos.
Não é a primeira vez que o Laboratório cria uma seqüência didática de experimentos físicos. A prova é o livro “Ciências no Ensino Fundamental – O conhecimento físico”, uma publicação que deu certo, mas que agora está sendo repensada. Segundo Carla Mao, professora da Escola de Educação da Faculdade de Educação da USP, o objetivo da nova sequência é proporcionar aulas mais investigativas e interessantes. “Ela traz mais exercícios práticos, é mais atrativa e fica menos restrita a conteúdos de física, abordando outras áreas da ciência, como biologia”, disse.
Um dos co-autores da nova série é a orientadora pedagógica da mesma Escola de Aplicação (EA), Luciana Sedano. Segundo ela, a sequência vem sendo aplicada em duas escolas de São Paulo. Além da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, a EMEF Cândido Portinari, no bairro Perus, em São Paulo, também a utiliza e nela está sendo feita uma avaliação da qualidade do conjunto de aulas. Se os pesquisadores tiverem a confirmação de que se trata de uma boa sequência pedagógica, há possibilidade dela também virar um livro.