ISSN 2359-5191

09/06/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 30 - Educação - Faculdade de Educação
Maior participação não é garantia de melhor texto

São Paulo (AUN - USP) - Alunos que participam menos das aulas não necessariamente elaboram textos menos completos em conteúdo. Isso é o que está para ser concluído da tese de doutorado da pesquisadora e professora Carla Mao da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. Sua hipótese inicial era a de que alunos mais participativos escreviam textos melhores, mas seu doutorado, prestes a ser concluído, revela que nem sempre isso acontece.

Segundo ela, alunos que aparentemente não interagem nas problematizações têm seu modo particular de obter e organizar as informações, o que revela um modo distinto de participação em aula. Carla, que já viu textos mais bem escritos de alunos menos expansivos, disse: “Quando eu comecei o meu Doutorado eu não levei em consideração que os que não estão falando, participando ativamente, não necessariamente estão ausentes da discussão”.

Sua tese é uma continuação do trabalho de mestrado no qual analisava somente os textos que os alunos escreviam durante as aulas de Ciências. Por meio desse estudo, passou a formular a hipótese de que crianças mais participativas escreveriam melhor. Já no Doutorado, vê que há uma maioria que participa mais e escreve melhor, mas isso nem sempre acontece.

No Mestrado, foi analisada uma média de 30 textos produzidos por dez crianças. Já o Doutorado, estuda três vídeos de aulas de física e particularmente um subgrupo da sala formado por cinco ou seis alunos. As aulas são de uma nova sequência didática elaborada pelo Laboratório de Pesquisas e Estudos de Física da USP (LaPEF).

Além do modo particular do aluno lidar com a informação, Carla disse que a dinâmica da aula tem bastante peso no desempenho dele. “Depende da atenção do aluno e da questão metodológica”. Segundo ela, a conduta do professor na hora de caminhar a discussão é um fato determinante.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br