São Paulo (AUN - USP) - Ao menos dois projetos da disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa ministrada na Faculdade de Educação da USP (FEUSP) visam preparar alunos de licenciatura para dar aulas em escolas públicas. Coordenados pela professora da Faculdade, Idméa Semeghini-Siqueira, foram intitulados “Sequências Didáticas” e “Minidicionário Inusitado”, e trabalham, sobretudo, com a produção escrita.
Nesta disciplina, dois eixos induzem ao tratamento diferenciado de textos. O projeto “Sequências Didáticas” está inserido no eixo da informação. Em um semestre, são trabalhados com os alunos de graduação os gêneros textuais, como cartas, cartão postal, reportagem e regras de jogo. No decorrer dos estágios desses graduandos, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental tiveram, por exemplo, que redigir passo a passo as regras do famoso jogo da forca de forma a desenvolver o gênero “instruções”. “As regras devem ser bem definidas e claras. O objetivo é trabalhar com objetividade, coerência, coesão, argumentação”, disse a coordenadora. Quanto ao segundo eixo, intitulado magia / estética, o trabalho é voltado para os textos literários.
O projeto “Sequências Didáticas” é colocado em prática em salas de aula de escolas públicas do estado de São Paulo, por meio dos estágios de regência dos graduandos, que realizaram o Bacharelado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e cursam, atualmente, a Licenciatura na FEUSP.
Já o projeto “Minidicionário Inusitado”, sob a supervisão dos graduandos, consiste na elaboração de pequenos dicionários temáticos cujos verbetes são elaboradas por estudantes também do ensino fundamental. Ambos os projetos são desenvolvidos no Laboratório de Leitura e Expressão Criadora (LALEC) da Faculdade de Educação da USP.
Letra R – Medo de:
Rato
É peludo, mija veneno, é gordo. (Murilo – 10 anos)
Minha mãe disse que o veneno dele mata. (Jéssica – 9 anos)
Porque é muito nojento. (Taça – 9 anos)
Porque o xixi dele é venenoso e pode até matar. (Juliana – 9 anos)