São Paulo (AUN - USP) - Com a pretensão de sugerir distinções e definições com novas perspectivas acerca da comunicação, o professor Ciro Marcondes Filho, da Escola de Comunicações a Artes, ECA-USP organizou um Dicionário da Comunicação. Os verbetes foram produzidos por 60 especialistas em comunicação, com formação em Jornalismo, Sociologia, Publicidade, Letras e Filosofia.
Este Dicionário repensa conceitos e propõe uma estruturação da comunicação como um código próprio. Faz indicações sobre teorias e pensadores; e busca revisar expressões indevidas. Conforme o professor Ciro, a intenção é consolidar a ciência da comunicação e enxergar esta como um campo próprio, não apenas de aplicação de outros campos.
Nesta obra, a comunicação é pensada como um todo. Temas relacionados `a comunicação em diversos âmbitos fazem parte deste Dicionário, como a comunicação coletiva, interpessoal, face a face e eletrônica. O Dicionário da Comunicação oferece também algumas indicações bibliográficas sobre este campo do conhecimento. E além de colaborar com a análise das diferentes manifestações da comunicação, tem o intuito de enriquecer o estudo de áreas como Jornalismo, Publicidade, Relações Pública, Editoração, Multimedia e Audiovisual.
Ciro aponta que quando a comunicação social começou a ser ensinada no Brasil, os professores não tinham especialização no campo comunicacional. Por isso o vocabulário, as abordagens e olhares, assim como as definições, eram constituídas a partir de proposições da Antropologia, Economia, Psicologia, Letras, Filosofia e Sociologia.
Para o professor Ciro, no cotidiano acadêmico da comunicação, vícios e esteriótipos redutores são repetidos. “Muitas vezes tropeçamos em conceitos mal digeridos e desastrosas traduções”. Ele acredita que este campo de estudo ainda é muito conservador, com pouca renovação e repleto de clichês. E afirma que alguns estudiosos fazem uma fraca leitura das teorias e constróem, a partir disso, ideias baseadas em conceitos preconceituosos e estreitos, que ignoram outros aspectos interessantes.
O Dicionário da Comunicação objetiva ainda, divulgar a nova teoria da comunicação que vem sendo desenvolvida na ECA. De acordo com Ciro, essa teoria desenvolvida por ele e demais pesquisadores do FiloCom , o Núcleo de Estudos Filosóficos de Comunicação, busca construir um novo referencial teórico para os estudos dos mass media levando em consideração a sociedade cibernética e as avançadas tecnologias no campo da informática.
O dogma de que tudo comunica é questionado por essa teoria. A tradicional definição de comunicação é rejeitada. Para o FiloCom , a comunicação não é simplesmente um mensagem enviada por um canal, de um transmissor para um receptor. A comunicação acontece apenas se existir alguma transformação, quando de um diálogo nasce algo que não existia anteriormente.