São Paulo (AUN - USP) - A relação entre teoria e prática pedagógica no ensino da Língua Portuguesa, e na educação brasileira de modo geral, ainda é muito precária. As pesquisas de novas metodologias de ensino, desenvolvidas nas universidades, dificilmente chegam aos professores do ensino fundamental e médio e, quando isso acontece, é de forma fragmentada e incompleta. Estreitar essa relação entre a universidade e o professor é o principal objetivo do 1º Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da Faculdade de Educação da USP, nos dias 16 e 17 de outubro.
O seminário será composto por palestras e mesas-redondas, além de seis sessões de comunicações, que serão apresentações de trabalhos, pesquisas ou experiências práticas do ensino da Língua Portuguesa. Para apresentar trabalhos nas sessões de comunicações, é necessário enviar um resumo até o dia 30 de setembro.
A intenção é que “haja um contato mais substancial entre as várias intâncias da educação”, afirma Neide Luiza Rezenda, uma das coordenadoras do seminário, que pretende reunir estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino fundamental e médio e professores universitários. Segundo Neide, “no ensino de Língua Portuguesa, existem novas teorias metodológicas. Mas temos pouco retorno de como esses métodos funcionam na sala de aula”.
“Nos últimos 30 anos, houve mudanças radicais no programa curricular com relação à gramática. Antes o ensino de Língua Portuguesa se restringia exclusivamente aos pontos gramaticais. Hoje, a gramática é apenas um dos aspectos do ensino. Porém, muitos professores têm dificuldade de trabalhar com isso, pois o estudo da gramática como estrutura ficou muito forte.
Antes, a leitura era o meio pelo qual se adquiria informação e conhecimento. Hoje a informação está estilhaçada entre os diversos meios de comunicação. A criança só tem oportunidade de ler e escrever na escola. Daí a necessidade do professor saber utilizar novos métodos, para não trabalhar so com a gramática”, afirma Neide.
As pesquisas e teorias metodológicas chegam aos professores através dos cursos de reciclagem, dos livros didáticos e teóricos e dos parâmetros curriculares. Mas chegam de modo residual, sem uma unidade ou caminho. Daí a importância de colocar o professor e o aluno – futuro professor – em contato com a universidade, que é o centro da pesquisa.
As inscrições deverão ser feitas até o dia 15 de outubro. As inscriçNoes com apresentação de trabalho deve ser feita até o dia 30 de setembro.
O seminário acontece nos dias 16 e 17 de outubro, das 8h30 às 22h30, no Auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP – Av. da Universidade, 308. A inscrição é gratuita e pode ser feita no Apoio Acadêmico – sala 19 do bloco B da pría faculdade, ou pela Internet, no site www.fe.usp.br/eventos/outubro.htm.