São Paulo (AUN - USP) - Um projeto de uma agência de notícias para o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foi desenvolvido por alunos do curso de especialização em Divulgação Científica do núcleo José Reis (ECA-USP) durante o 1º semestre de 2009. Criado como trabalho acadêmico para a disciplina Mídias e Linguagens do curso, o projeto propõe a criação de uma agência centrada na cobertura e divulgação dos conhecimentos gerados nas atividades de pesquisa conduzidas nos diversos laboratórios do IPT.
“A idéia de produzir uma agência de notícias deveu-se, principalmente à incipiente cobertura de ciência, tecnologia e inovação pela grande mídia”, diz Mariana Passos, uma das alunas responsáveis pelo projeto. Segundo ela, a agência seria uma fonte de referência para produção de pautas, notícias e reportagens, promovendo o trabalho dos pesquisadores e técnicos do Instituto, além da divulgação de eventos.
O que foi elaborado pelos alunos Aluísio Segurado, médico infectologista, Shamash Vicentini e Mariana, ambos jornalistas, é um modelo básico para a agência, bem como as etapas do processo de construção da mesma e de seu site. Uma proposta de layout das páginas de internet chegou a ser produzida e apresentada no trabalho final.
A agência seria dividida em três áreas básicas de atuação: Notícias, que geraria conteúdos para divulgação na mídia; Centros Técnicos, voltados para produção de entrevistas, artigos ou qualquer produção técnica do Instituto, disponibilizada em diversos formatos (imagens, vídeos, áudio, animação) e Eventos, responsável pela promoção e veiculação de cursos, palestras e eventos promovidos pelo IPT. “Acreditamos que o Instituto deva se preparar para estreitar seus laços de comunicação com entidades parceiras, setores governamentais, organizações da sociedade civil e, principalmente, com o público em geral”, afirma Aluísio.
O projeto já foi apresentado para a assessoria de imprensa do IPT e foi bem recebido pela equipe. “Pretendemos apresentá-lo para a diretoria logo”, conclui Mariana.