ISSN 2359-5191

19/07/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 51 - Educação - Escola de Comunicações e Artes
Livro propõe quadrinhos como instrumento didático

São Paulo (AUN - USP) - Coisa de criança? Não, as historinhas em quadrinhos são material de estudo e pesquisa no livro "Quadrinhos na educação: da rejeição à prática", com artigos que analisam a aplicabilidade das histórias em quadrinhos (HQs) nas escolas. A obra foi organizada pelo professor Waldomiro Vergueiro, da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP) em parceria com o jornalista Paulo Ramos, integrante do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos, NPHQ, do qual Waldomiro é coordenador.

A seleção dos artigos privilegiou os livros distribuídos pelo governo `as escolas públicas. Os autores fizeram um estudo de diversas histórias em quadrinhos e desenvolveram sugestões de utilizações das temáticas destas histórias em sala de aula. Os organizadores da obra defendem que os professores do ensino fundamental e médio façam uma aplicação dos quadrinhos como recurso pedagógico facilitador da assimilação de conceitos teóricos.

Conforme Waldomiro, a utilização de HQs pelas escolas, incentiva o lúdico, torna o teórico mais atraente e é uma forma de prender a atenção dos estudantes. Os quadrinhos podem despertar o interesse dos alunos pela leitura e levá-los a outros tipos de obras. O pesquisador propõe a aplicação do conteúdo dos quadrinhos em diversas disciplinas, como história, português e geografia. Mas admite que falta preparação dos educadores para lidar com esse material: “Eles não têm a formação de como utilizar essas obras e de como trabalhar com isso em sala de aula”.

"Quadrinhos na educação: da rejeição à prática" relaciona quadrinhos e educação e aponta formas de usar essas histórias na construção do conhecimento. “É um desperdício ficar com todos esses livros na estante, precisam ser colocados em aula”, expõe Waldomiro. Os professores devem propor a discussão sobre o conteúdo dos quadrinhos, fazer um aprofundamento da análise da linguagem escrita e visual, explorando a semiótica.

Os artigos do livro contemplam os diversos gêneros de HQs, como humor, infantis, biográficos, literatura e mangás. Num dos artigos o professor Waldomiro fala sobre uma historinha da Turma da Mônica, de Maurício de Souza, intitulada “Os azuis”. Um dia Mônica acorda e todas as pessoas no mundo são azuis, por meio dessa história é possível se discutir as as diferenças e o preconceito.

O NPHQ é um grupo interdisciplinar de estudos específicos sobre histórias em quadrinhos. Os pesquisadores analisam livros da área e recebem palestrantes que apresentam teses e dissertações sobre o tema. Fazem uma leitura semiótica das imagens e da escrita nos quadrinhos de vários gêneros.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br