ISSN 2359-5191

21/07/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 53 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Universo dos blogs é tema de palestra via Skype na USP
Professor da ECA promove aulas interativas e com ensino a distância

São Paulo (AUN - USP) - Os blogs vão muito além do antigo conceito de diários virtuais, podem ter caráter jornalístico, informativo e opinativo, entre outros. Foi o que disse a jornalista Adriana Amaral na palestra “Blogosfera: Mercado e Pesquisa” , recentemente, via Skype, para os alunos da Escola de Comunicações e Artes, ECA- USP.

O evento foi organizado pelo professor Gilson Schwartz, do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA, para a aula “Introdução `a Iconomia”. A rotina da disciplina inclui recursos digitais e visuais, assim como o ensino a distância. O termo “iconomia”, desenvolvido por ele, abarca a economia própria da cibercultura. Esta aula experimental sobre blogs, contou com participação Ezequiel Pordeus, bolsista do programa Ensinar com Pesquisa, da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Adriana Amaral é Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e é uma das organizadoras do livro “Blogs.com. Estudos sobre blogs e comunicação” , disponível em versão online. A obra, organizada em parceira com Raquel Recuero e Sandra Montardo, aborda o universo das novas mídias. O foco são os aspectos comunicacionais e sociais relativos aos blogs e redes sociais.

O livro Blogs.com. reúne artigos de vários pesquisadores da área de comunicação e busca fazer um mapeamento de estudos sobre blog, com definições, tipologias, metodologias e conceitos. Adriana conta que foi complicado definir com a editora os detalhes desta publicação, por ser em e-book, livro digital disponível na internet em formato PDF. A obra já teve mais de cinco mil downloads.

A pesquisadora acredita que “a mídia digital está humanizando o professor e não o contrário”. Afirma ainda, que congregar ferramentas como Orkut, MSN e Twitter têm a aproximado dos alunos: “Criei uma relação mais afetiva com meus alunos por usar essas novas linguagens e ter contato com eles também no mundo virtual”.

Ensino a distância

“Blogosfera: Mercado e Pesquisa” começou com o professor Gilson explicando a proposta da palestra, enquanto conectava o laptop ao Wi-Fi da USP. Pelo Skype, ligou para a palestrante que estava em Curitiba, e a imagem dela foi projetada para a classe. Por outra webcam, ela via a turma enquanto falava sobre o universo dos blogs e os alunos faziam perguntas, assim como o professor. Simultaneamente ele postava informações sobre a palestra no Stoa, a rede social da USP.

O professor Gilson Schwartz defende a educação a distância, mas com critérios bem definidos que devem ser discutidos. Diz que a USP tem estrutura para ensinar a distância e está atrasada neste campo, enquanto no Reino Unido são comemorados os 40 anos da Open University. “Temos que abrir o debate sobre o ensino a distância na USP e fazer uma avaliação crítica das metodologias e práticas a serem utilizadas”.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br