ISSN 2359-5191

22/07/2009 - Ano: 42 - Edição Nº: 54 - Educação - Instituto de Geociências
Falta geologia na grade de Engenharia Civil, diz estudo

São Paulo (AUN - USP) - Estudo apresentado em palestra no Instituto de Geociências (IGc-USP) revela a pouca importância dada ao ensino de Geologia em faculdades de Engenharia Civil. A palestrante Andrea Furegatti, engenheira civil e doutora pela USP, afirma também que não há padronização sobre o conteúdo geológico que deve ser ensinado ao graduando de Engenharia Civil.

Dentre os problemas curriculares abordados pelo estudo, evidenciou-se a pequena quantidade de temas e uma tendência a ensinar mais Geologia Geral que Aplicada. Dentre as faculdades que contém Geologia Aplicada no currículo, nem todas abordam o estudo de solo, importante em projetos de obras.

Essas falhas implicam em falta de entendimento entre profissionais em uma obra, que pode resultar em erros de projeto ou degradação ambiental. Segundo a engenheira, “o conteúdo geológico desempenha papel relevante na formação do engenheiro civil: está relacionado à capacidade do engenheiro interagir com outros profissionais e ter uma visão técnica, social e humanista sobre o impacto ambiental das obras de Engenharia”. Além da questão de consciência ambiental, ela ressalta o caráter profissionalizante e os novos caminhos que a geologia poderia abrir aos graduandos.

A falta de Geologia, segundo ela, pode ser entendida não apenas como falta de discussão desse aspecto na estrutura do curso, como também uma questão econômica. A manutenção dos cursos (sobretudo laboratórios) de Geologia é cara, sendo esse um dos motivos pelo reduzido número de faculdades dessa área – a maioria das universidades que o oferece é pública.

O estudo ouviu também sugestões de especialistas para a melhora da grade. Dentre os apontamentos, encontra-se a separação dos conteúdos básicos e aplicados em matérias distintas, a serem dadas em diferentes momentos do curso.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br