São Paulo (AUN - USP) - Ampliar a comemoração ao Dia das Crianças já é tradição no Hospital Universitário (HU) da USP e por isso, até o dia 16 de outubro estão programadas atividades recreativas para os pacientes e familiares dos pacientes internados nas dependências do hospital. Tal iniciativa proporciona um momento de alegria para crianças e adolescentes que enfrentam as dificuldades dos tratamentos e internações médicas.
A Semana da Criança procura resgatar o cotidiano de crianças e jovens debilitados por doenças infecciosas ou não. As atividades programadas são oficinas de pinturas e apresentação teatral, além de uma mesa com doces e refrigerantes, queridos pelas crianças, mas de consumo regulado. O cardápio do hospital é flexibilizado, sendo permitida a degustação de alimentos que não fazem parte da rotina hospitalar.
Daniela Ribeiro Linhares, técnica de apoio educativo, menciona a relevância desta proposta, que é tida como um modo de aliviar o desgaste do tratamento médico. “Através da semana podemos reunir os pais e irmãos que estavam distantes e são fundamentais ao bom andamento da internação”.
A reintegração ao convívio familiar é a meta da semana recreativa. Daniela explica que nenhuma criança deixa de aproveitar as oficinas, todas participam ganhando presentes; quando é necessário estar em área restrita devido a doenças infecciosas a criança é visitada no quarto, onde são reproduzidas as atividades realizadas na Brinquedoteca.