ISSN 2359-5191

05/02/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 103 - Educação - Faculdade de Educação
Pesquisadora da USP conclui livro sobre o ensino de espanhol

São Paulo (AUN - USP) - A professora Marília Vasquez Callegari concluiu, este ano, organização de livro que agrega suas pesquisas de mestrado e doutorado. Seu objetivo é estudar a motivação de alunos e professores de língua espanhola em centros de línguas e escolas públicas e privadas.

O projeto de mestrado de Marília era ver o que motivava os alunos de instituições particulares nas aulas de língua espanhola. Ela acompanhou diversas classes de línguas em diferentes instituições, buscando compreender os modelos de aulas utilizados e quais eram seus efeitos nos alunos.

Concluído o mestrado e como o tema não se esgotou, a pesquisadora organizou um projeto de doutorado também sobre a motivação no ensino de espanhol, mas desta vez pela ótica dos professores dos Centros de Língua – dos quais Marília já tinha sido aluna e professora.

Os Centros de Línguas são uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1989, que oferece cursos de línguas estrangeiras dentro de algumas escolas públicas. Os alunos se voluntariam para os cursos e têm as aulas no contra-turno da escola (se estuda de manhã, aprende o idioma de tarde e vice-versa).

Além do estudo teórico, desta vez a pesquisadora realizou uma iniciativa de intervenção junto aos professores. Aplicado um questionário aos alunos e professores, Marília selecionou a turma menos motivada para começar seu trabalho de intervenção.

Junto com a professora das crianças, a pesquisadora desenvolveu atividades lúdico-educativas para aumentar o interesse dos alunos. Iniciativas simples, como o uso de retroprojetores ou letras de músicas, já surtiram efeito. “O resultado foi positivo, pois o índice de motivação aumentou pela mudança das estratégias utilizadas pela professora”, comenta Gretel Fernandes, professora da Faculdade de Educação da USP e orientadora de Marília.

Com os dois trabalhos concluídos, surgiu a idéia de agregá-los num livro. Foi feita uma releitura dos estudos e uma reorganização nos textos para deixá-los acessíveis ao grande público. Agora, o livro já foi enviado para a editora e espera-se o lançamento para o primeiro semestre do ano que vem.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br