ISSN 2359-5191

29/03/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 01 - Saúde - Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Ciências Farmacêuticas da USP promove palestras para a terceira idade

São Paulo (AUN - USP) - O Brasil possui cerca de 21 milhões de habitantes com mais de 60 anos, o que representa cerca de 11,1% da população total do país. O número de pessoas com mais de 80 anos cresceu 70% entre 1998 e 2008. Pensando nesse público, que tende a crescer cada vez mais, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP realizará um ciclo de palestras voltado para a terceira idade entre os meses de abril e junho, com inscrições abertas até o dia 31 de março. O objetivo é fazer com que os ouvintes adquiram conhecimento para melhorar a qualidade de vida.

As palestras semanais tratarão de temas ligados a enfermidades recorrentes nessa faixa etária, como infecção urinária, tireoidite, aterosclerose e anemia, além de mostrarem como viver de forma saudável através da alimentação e de exercícios físicos.

A professora Kioko Takei, responsável pelo ciclo de palestras, falará sobre alergias no primeiro dia do evento. Segundo ela, as pessoas costumam confundir os sintomas alérgicos com outras doenças, o que pode resultar em um diagnóstico equivocado. Com as discussões, ela pretende fazer com que os participantes fiquem mais atentos a sinais como coceiras e problemas respiratórios e procurem os especialistas corretos.

Para a professora, algumas pessoas têm uma visão deformada sobre os assuntos ligados à área da saúde. “Elas têm uma ideia muito vaga, oferecida pela mídia. A gente percebe e tenta mostrar mais cientificamente”. Segundo ela, a diabetes é um dos temas que gera mais dúvidas por parte dos idosos.

Como forma de prevenção de doenças, a professora Sumie Hoshino Shimizu falará como melhorar a qualidade de vida mudando o ponto de vista sobre os assuntos cotidianos. Segundo Kioko Takei, o idoso deve enxergar a parte boa da vida e ser mais otimista. Lembrando de outras edições do evento, ela conta que “as pessoas entram com uma cara e saem com outra, achando que elas são as mais felizes desse mundo”.

As palestras, realizadas por professores e outros profissionais da área da saúde, não são apenas expositivas. Depois da aula, todos os participantes discutem ativamente. “A gente não está apenas ensinando, a gente está aprendendo. Aqui na escola a gente tenta ensinar os jovens, que não vivenciaram ainda e vão vivenciar a situação no futuro. Com as pessoas mais experientes é o contrário. Às vezes o professor aprende mais do que eles, assistindo ao curso”, declara a professora.

Inscrições
Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas
Avenida Professor Lineu Prestes, 580 – Bloco 17
Telefone: (11) 3091-3661
ednabatista@usp.br
Até 31 de março
Palestras
Período: 8 de abril a 24 de junho
Dias e horários: quintas-feiras, das 14h às 16h

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br