São Paulo (AUN - USP) - Nesse ano, o III Congresso Internacional de Pedagogia Social traz a criação da Associação Brasileira de Pedagogia Social, a ABRAPSocial, além da presença de nomes ilustres no assunto como Caride Gomez, Benny Andersen, Violeta Nuñez e Bernd Fichtner. O evento será realizado entre 21 e 24 de abril na Faculdade de Educação da USP.
Fundada em 2006, a ABES – Associação Brasileira de Educadores Sociais – começou a funcionar com o propósito de fortalecer a pedagogia social. Em 2009, surgiu a proposta de transformá-la na ABRAPSocial, com o objetivo de estender assim a discussão sobre o tema.
Segundo Sueli Maria Caro, professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e membro da comissão organizadora do congresso, uma das maiores pautas da associação é a construção da profissão e do perfil do educador e do pedagogo social, zelando pela qualidade da educação social. São seus objetivos também promover pesquisas e publicações no assunto e constituir uma memória do tema. A ideia é que ela apoie a criação de associações regionais, além de realizar um intercâmbio com associações de outros países para corroborar com o movimento internacional da pedagogia social.
A partir desse III Cips, as assembleias gerais da associação serão vinculadas ao congresso. Nessa edição, ela vai ocorrer na manhã de sábado, quando representantes estaduais vão ser identificados e escolhidos.
Programação
A abertura do evento será realizada por Lutgard Freire, filho de Paulo Freire e membro do Instituto Paulo Freire, às 9 horas da quarta-feira. Pela manhã, ocorrerão as conferências. As mesas redondas vão começar às 14 horas e terminarão à noite. Já as comunicações orais serão na sala 116 a partir das 14 horas, de quarta a sexta, seguidas pela apresentação de pôsteres, das 17 às 18 horas, no Aquário. À noite também serão realizadas vivências às 19 horas e as visitas monitoradas vão ocorrer na quinta, sexta e sábado às 17 horas.
Memória do Congresso
Os Cips são originários de um projeto de pesquisa coordenado por Roberto da Silva, professor da FEUSP e membro da comissão organizadora do evento. Esse projeto passou por abrigos, Febens e prisões, chegando-se à conclusão de que não era suficiente reformular essas instituições por dentro, mas que era preciso também ir direto às causas da marginalidade social no Brasil. Foram 578 participantes no primeiro congresso e 857 no segundo, vindos de 17 estados brasileiros. A comissão organizadora também coordena as Jornadas Brasileiras de Pedagogia Social, que está na sua 16ª edição. Ao longo desses anos, foram cobertos 13 cidades brasileiras e três países: Cuba, Uruguai e Portugal.
Os congressos têm obtido grandes avanços. Um deles é a difusão da educação social como uma proposta que tem o intuito de recuperar o significado político, social e cultural das experiências alternativas de educação trabalhadas no País. Segundo Roberto, esse é um movimento que já não pode mais ser contido. “O I e II Cips foram fundamentais para esta reflexão e o III já avança para discutir a regulamentação da educação social como profissão no Brasil, o perfil deste educador, as instâncias de sua formação e a organização dos mesmos enquanto categoria profissional no Brasil”, diz o professor.
Uma criteriosa seleção de trabalhos acadêmicos é realizada e fronteiras teóricas e metodológicas já foram constituídas. A partir das outras duas edições do congresso também surgiu o livro Pedagogia Social, que é uma coletânea de textos de especialistas presentes no evento, além de outros escritos de autores convidados.
Pedagogia social
A pedagogia social trata da educação para o mundo e para a vida e tem, fundamentalmente, nomes como Paulo Freire, considerado o maior educador brasileiro. “O pensamento freiriano é a base da pedagogia social aqui e no resto do mundo”, diz Roberto.
A formação necessária a um educador social gira em torno de três domínios da pedagogia social: o sociocultural, o sociopedagógico e o sociopolítico. Roberto esclarece que o profissional deve valorizar as Artes e a Cultura, além de História, Ciência e Tecnologia. É seu dever também se concentrar na integração das pessoas às instituições da sociedade.
Para mais informações, consulte o site http://portaldapedagogiasocial.org/cips/.