São Paulo (AUN - USP) - Professores e pesquisadores da Pedagogia Social assinaram um documento de constituição de uma linha editorial para o assunto, chamada coleção Pedagogia Social. A formalização ocorreu no III Congresso Internacional de Pedagogia Social – CIPS – na Faculdade de Educação da USP. A editora parceira é a Expressão & Arte, que também lançou o primeiro título do tema, intitulado Pedagogia Social, que inclui textos de vários autores.
O conselho editorial é formado, em grande parte, por professores que fazem parte da comissão organizadora do III CIPS. São especialistas no assunto, tanto de universidades brasileiras quanto estrangeiras. Ao todo, são sete pesquisadores: Roberto da Silva (FEUSP), João Clemente de Souza Neto (Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco), Rogério Adolfo de Moura (Unicamp), Evelcy Monteiro Machado (Universidade Federal do Paraná), Sueli Maria Caro (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Bernd Fichtner (Universidade de Siegen, Alemanha), José Antonio Caride Gomes (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha) e Isabel Baptista (Universidade Católica Portuguesa, Portugal).
As publicações serão qualificadas por esse comitê científico e a coleção tem vários propósitos, sempre no intuito de fortalecer a discussão sobre a Pedagogia Social. O contrato foi estabelecido entre a editora e a ABES (Associação Brasileira de Educadores Sociais), hoje transformada em ABRAPSocial (Associação Brasileira de Pedagogia Social), que será sucessora de todos os direitos e obrigações do contrato. A coleção Pedagogia Social destina-se a subsidiar a ABRAPSocial, abrangendo a publicação de ensaios, pesquisas, material didático e estudos orientados para a formação da educação social.
O conjunto faz parte do catálogo da editora e o conselho possui as seguintes atribuições: estabelecer os parâmetros acadêmicos e científicos para a publicação da coleção, examinar os trabalhos que serão publicados, revisar o material pedagógico da coleção, analisar a pertinência da tradução de obras estrangeiras para a publicação no Brasil e estudar as propostas de parcerias e permutas.
Os membros do conselho não estão impedidos de publicarem, sendo restritos a uma publicação por ano. A editora também publicará os anais do Congresso Internacional de Pedagogia Social e das Jornadas Brasileiras de Pedagogia Social. “Nós passamos a ter oficialmente uma linha de publicação da Pedagogia Social”, disse o professor Roberto da Silva.