São Paulo (AUN - USP) - O número de acessos do site da revista Capricho cresceu 200% em um ano. Sucesso entre as adolescentes, seus blogs são os mais visitados da Editora Abril e sua seção de vídeos foi eleita a melhor TV digital da empresa, no Prêmio Abril de Jornalismo 2010.
Em aula-palestra realizada na Escola de Comunicações e Artes da USP, a diretora de redação Tatiana Schibuola considera a interatividade como um dos principais atrativos para os leitores das publicações eletrônicas, uma tendência em todo o mundo. No caso do site da revista Capricho, os internautas podem enviar textos que são publicados em blogs internos.
O fato do site não reproduzir o conteúdo da publicação impressa também garante o acesso das leitoras. Segundo Phelipe Cruz, editor do site, há algumas seções em comum, mas a revista oferece mais profundidade. Além disso, como a publicação é quinzenal, os assuntos quentes entram na versão on-line.
As empresas jornalísticas têm sentido a crescente necessidade de atingir os leitores em redes sociais, que se mostram importantes fontes de audiência. Os últimos números mostram que a revista Capricho possui 327 mil seguidores no Twitter. Segundo Phelipe Cruz, a administração e a atualização do miniblog devem ser constantes. “Não é à toa que é necessária a figura do editor de Redes Sociais”, explica o editor.
Através do Twitter, as leitoras costumam mandar sugestões de pauta para a revista, além de criticar ou elogiar as matérias. É também através dessa rede social que os projetos da revista ganham notoriedade na rede virtual, como a seção “Colírios”, em que as meninas escolhem garotos para serem capa da Capricho.
Linguagem
A forma de escrita no site não é igual à da versão impressa. Segundo o editor Phelipe Cruz, a linguagem é a mesma, mas a estrutura é mais conservadora: “Na revista tem o famoso nariz de cera. Na internet, o texto tem que ser muito mais objetivo. Nós utilizamos o olho e a famosa pirâmide invertida”. Ele acrescenta que o maior desafio é prender o internauta, que está acostumado com a rapidez virtual: “Se você conseguir levá-lo (o leitor) para o segundo parágrafo, medalha de ouro pra você”.
A diretora de redação Tatiana Schibuola diz que se deve priorizar o público-alvo da publicação: “A linguagem é trabalhada para atingir as garotas. A forma de trabalhar o Jornalismo é diferente, senão você vai afastar a leitora”, diz.