ISSN 2359-5191

21/03/2003 - Ano: 36 - Edição Nº: 01 - Educação - Faculdade de Educação
Alunos discutem Dom Quixote a partir de obras de Portinari

São Paulo (AUN - USP) - Simultaneamente à exposição D. Quixote – Portinari, do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Cidade Universitária, alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior da Escola de Aplicação e da Faculdade de Educação da USP (EA - FEUSP) participam do projeto Imaginação/Realidade em Dom Quixote na interpretação de Portinari e Drummond. A EA, a FE e o MAC, em projeto integrado, levam os alunos ao museu para que tenham contato com a obra de Cândido Portinari e desenvolvam atividades com glosas de Carlos Drummond de Andrade e com a obra D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.

O projeto, coordenado pela professora Idméa Semeghini-Siqueira, da FEUSP, e que surgiu por iniciativa da diretora do MAC, Elza Aizenberg, tem como objetivo o envolvimento de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior com a leitura de textos literários e a apreciação estética da arte moderna brasileira, viabilizando a reflexão sobre inter-relações das linguagens artísticas plástica e literária. Para a professora, essa integração entre o museu e a escola é de grande importância na construção do pensamento e da cidadania: “o projeto mostra que educação não é só na sala de aula”.

Para o 3o e 4o ano do Ensino Fundamental, sob orientação pedagógica da professora Beatriz Pedro, os alunos ouvirão uma versão adaptada da história de Miguel de Cervantes contada pela professora na Biblioteca Escolar e desenharão algumas passagens, utilizando somente lápis de cor, como nas obras em exposição. Depois de conhecer as representações criadas por Portinari, as crianças farão um novo desenho. Posteriormente, a professora mostrará como outros artistas ilustram a mesma história e haverá uma discussão sobre as várias leituras possíveis.

Alunos do 6o e 8o ano do Ensino Fundamental e do 2o e 3o ano do Ensino Médio, sob orientação das professoras Marlene Isepi e Maria de Fátima P. Morissawa, trabalharão com texto e imagem. No 6o ano, haverá debates sobre a composição de personagem e criação de histórias em quadrinhos. No 8o, 2o e 3o ano, o professor dará a contextualização histórica da obra de Cervantes, além de trabalhar textos literários deste e de Carlos Drummond de Andrade. Os alunos criarão poemas e desenhos.

Além dos alunos da Escola de Aplicação, participam do projeto alunos da Licenciatura da Faculdade de Educação, na disciplina Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, como estagiários. Eles acompanham o projeto na Biblioteca Escolar e na sala de aula da EA, além de monitorarem visitas ao MAC.

Imaginação/Realidade em Dom Quixote na interpretação de Portinari e Drummond teve início em fevereiro e se estenderá por todo o semestre, com a produção de vídeo, reportagem e um livro, registrando as atividades, os trabalhos dos alunos e depoimentos dos professores da EA.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br