São Paulo (AUN - USP) - Livro foi lançado pelo Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA) da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA – USP) na sexta-feira, no dia 11 de junho. O livro é resultado de um balanço das últimas atividades do centro, projetos concluídos e em andamento entraram na publicação. Dentre eles, a tese de Livre-Docência do professor Armando Sérgio, responsável pelo centro, e teses de Doutorados e Mestrados de outros pesquisadores do CEPECA. A principal temática abordada no livro e nas pesquisas são as perspectivas do ofício do ator. O leitor encontra artigos que falam sobre técnicas de preparação de atores e de criação de espetáculos.
Dentre as pesquisas, destaca-se a tese de Doutorado de Rejane Arruda, “Uma fenomenologia da criação com anteparo: interseções metodológicas”. Ela trabalha a técnica do anteparo, que consiste em utilizar objetos concretos para simular situações que o ator irá representar. Rejane, por exemplo, ao interpretar uma avó cega, carrega um bastão repleto de bonecas. O anteparo ao mesmo tempo indica sua relação com a neta fictícia e curva suas costas com o peso das bonecas, simulando a postura de uma idosa. Seu trabalho teve como inspiração o romance “Minha Vida” de Nelson Rodrigues.
Para o centro, diversidade é qualidade, ou seja, cada pesquisador tem liberdade total na escolha da temática de seu trabalho e principalmente a pesquisa não se encerra no conteúdo formal, exige-se uma experiência prática em que o ator tenha um processo criativo envolvido. Armando afirma que cada membro do centro de pesquisa tem como objetivo a construção de um espetáculo. O artista também é um pesquisador. Outras filosofias do centro podem ser vistas na introdução do novo livro, como o compromisso com temas de relevância social e política.
O CEPECA existe desde 2006 e tem por volta de 20 membros. Eles se reúnem toda quinta-feira no Departamento de Artes Cênicas na ECA-USP para discutir o andamento de suas pesquisas e interpretar seus trabalhos. Além do livro lançado, o centro também tem planos de lançar um DVD e uma revista eletrônica, na tentativa de divulgar o trabalho desses atores-pesquisadores. É possível acessar também o blog dos artistas.