ISSN 2359-5191

23/06/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 37 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Portal Capricho é site feminino mais visitado do mundo

São Paulo (AUN - USP) - De acordo com a comScore, empresa líder mundial em medição do mundo digital, o portal Capricho Online é o site feminino mais visitado do mundo. Isso porque, segundo Tatiana Schibuola, diretora de redação da Capricho, e Phelipe Cruz, editor do site, ele não reproduz o conteúdo da revista apenas, mas se posiciona como plataforma de contato entre os leitores. A versão online pode “furar” a impressa, por exemplo, já que a última se atém a matérias com maior nível de profundidade e não só ao ineditismo de seu conteúdo.

Por priorizar os temas do momento, chamados “quentes” no jargão jornalístico, o portal deve cobrir as necessidades da leitora no exato momento em que elas surgem, atentando aos comentários da audiência no site e nas redes sociais vinculadas a ele. A Capricho tem ao todo 12 sites, cujos conteúdos variam entre jogos, transformações de aparência e celebridades, para citar alguns exemplos. Assim, Tatiana e Phelipe dizem que garantem o melhor conteúdo nas melhores formas para seus usuários.

Outras plataformas
A Capricho investe muito em blogs e no uso de redes sociais. Os blogs vinculados à marca são os de maior audiência dentre os abrigados pela Editora Abril. A vantagem de tê-los é que eles permitem a segmentação das informações e são de fácil atualização. As matérias ali publicadas são curtas, rápidas e cheias de opinião e seus autores têm a cara do veículo para o qual trabalham, o que lhes garante credibilidade e, consequentemente, fama. A internet tem o poder de criar celebridades, explicaram os jornalistas.

Já as redes sociais são uma das maiores fontes de audiência do portal – e isso não é só exclusividade da Capricho. O twitter da marca, usado para divulgar o conteúdo dos sites, atingiu os 327 mil seguidores. Além dele, são utilizados também o Meme (do grupo Yahoo!), o Facebook e o Youtube. Com tantos usuários, é preciso administrar muito bem e atualizar frequentemente todas as novas mídias. Para isso, criou-se a figura do editor de redes sociais, hoje, um cargo essencial dentro de várias redações.

Ainda que tanto a revista quanto as demais plataformas utilizem o mesmo tipo de linguagem e abordagem, os textos são bem diferentes uns dos outros. Nas revistas, por exemplo, faz-se muito uso do nariz-de-cera, um modo mais literário de se começar um texto jornalístico, enquanto as matérias do site são escritas no modelo pirâmide invertida, ou seja, com as informações mais relevantes contidas no primeiro parágrafo. “Se você conseguir levá-la [a leitora] para o segundo parágrafo, medalha de ouro para você”, brinca Phelipe.

Quanto à temática, Tatiana afirma que o site da Capricho não tem a pretensão de ser educativo. “Nós somos pautados pelas garotas, não pautamos a vida delas.” Ela conta que tem medo de os conteúdos serem repetitivos, mas é preciso aproveitar as febres o máximo possível. “É muito provável que daqui a alguns meses, ninguém mais vá falar sobre isso”, explica.

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