ISSN 2359-5191

23/06/2010 - Ano: 43 - Edição Nº: 37 - Educação - Instituto de Química
Grupos da USP apostam na pesquisa em ensino de Química

São Paulo (AUN - USP) - Estudos realizados no ensino superior estão se voltando para o ensino médio. O Grupo de Pesquisa em Educação Química (GEPEQ) do Instituto de Química da USP, nascido de um grupo de estudos reunido pelo professor Luiz Roberto Pitombo em 1984, procura melhorar e contextualizar o ensino de Química nas escolas. “Com esse projeto passamos a elaborar um projeto de ensino de Química para o ensino médio, tendo como foco a reorganização dos conteúdos e da metodologia de ensino”, explica a professora Maria Eunice Ribeiro Marcondes, uma das integrantes do grupo. O GEPEQ se dedica ao desenvolvimento de várias atividades, como produção de material didático, acompanhamento da formação de professores, divulgação científica e pesquisa em ensino de Química.

O objetivo do grupo é dar conhecimentos para auxiliar os alunos a entender problemas sócio-científicos junto com o aprendizado do conteúdo de Química. “A contextualização social dos conteúdos químicos é vista por nós como um caminho na formação do aluno, tendo em vista contribuir para o desenvolvimento da cidadania crítica e informada”, diz Maria Eunice.

Os materiais didáticos produzidos pelo GEPEQ são utilizados por algumas escolas do ensino médio, como as da Fundação Bradesco. “Elaboramos um projeto de ensino, o ‘Interações e Transformações – Química para o Ensino Médio’, que conta com quatro volumes, todos publicados pela EDUSP”, diz a professora. Além do trabalho com alunos, uma meta do grupo é trabalhar com a formação continuada de professores. Para isso, existem também materiais destinados aos professores da rede pública e são realizados cursos de apoio, palestras e atividades experimentais. “Temos participado de encontros nas diretorias de ensino e de outras atividades promovidas pela Secretaria de Educação. Oferecemos um espaço para o professor testar experimentos, trocar idéias, emprestar DVDs etc.”, explica Eunice.

Junto com outros seis docentes do Instituto de Química, o grupo da professora Maria Eunice vem levando ao crescimento da pesquisa em formas melhores de ensinar Química aos alunos tanto do ensino médio como do superior. Além disso, se aposta no professor para saber conduzir uma discussão contextualizada do que é passado em sala de aula.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br