São Paulo (AUN - USP) - O Centro de Memória da Educação (CME), da Faculdade de Educação da USP, pretende propor um novo projeto em parceria com a GVive (Associação dos Ex-alunos e Amigos do Vocacional) para a preservação dos documentos das escolas vocacionais da década de 60.
Pensado pela professora Carmen Sylvia Vidigal Moraes, uma das coordenadoras do CME, o projeto quer estender a parceria que já ocorre há dois anos com a GVive. O centro já abriga documentos relacionados às escolas vocacionais (como os de Olga Bechara, Maria Nilde Mascellani e Ângela Maciel), mas a ideia é centralizar o material sobre o assunto.
Considerada uma das mais diferentes ideias pedagógicas brasileiras, as escolas vocacionais surgiram a partir da observação de duas classes experimentais que Maria Nilde Mascellani, pedagoga e ex-coordenadora do Serviço de Ensino Vocacional (SEV), ajudou a criar no Instituto de Educação de Socorro. O conceito foi transferido para o ginásio, chamados então de vocacionais.
A proposta teve início em 1962 e durou sete anos. Em 12 de dezembro de 1969, o governo militar invadiu os seis ginásios desenvolvidos com esse método e destruiu o que encontrou, desativando o projeto. Os militares consideravam que a escola constituía atividade subversiva.
Com uma metodologia diferente das escolas comuns, o ginásio vocacional prezava uma maior liberdade dos alunos, ajudando-os a desenvolver suas personalidades e habilidades. A própria relação entre professor e aluno se dava de forma diferente, já que a tradicional sala de aula não existia. A proposta prezava pelo aprender fazendo, o estudo do meio onde se vive, a execução de projetos e o trabalho em equipe. As disciplinas ou áreas eram divididas em grandes grupos e trabalhavam sempre em conversa.
GVive
A GVive é uma associação de ex-alunos e ex-professores dos ginásios vocacionais que nasceu em 2005, pretendendo reunir as pessoas que, de alguma forma, tiveram uma ligação com essas escolas. Também é objetivo da GVive trabalhar para a manutenção e resgate da memória dos ginásios e promover encontros entre esses ex-alunos, ex-professores e colaboradores.