São Paulo (AUN - USP) - O Museu de Geociências da Universidade de São Paulo está preparando uma exposição especial para a semana do geólogo. Do dia 26 a 30 de maio, semana do geólogo, minerais dos colecionadores da Associação dos Amigos do Museu de Geociências (Aamugeo) serão exibidos no museu, que fica dentro do Instituto de Geociências, na Cidade Universitária.
A exposição se chamará “A estética do colecionador”, e trará as mais belas peças minerais das coleções particulares dos membros da Aamugeo, escolhidas pelos prórios colecionadores.
Segundo Maria Lúcia Rocha Campos, diretora do museu, a exposição visa estimular o interesse pela coleção de minerais, pois um dos objetivos do Museu de Geociências é a fomentar novas coleções. De acordo com Luiz Alberto Dias Menezes Filho, colecionador de minerais e presidente da Aamugeo, no Brasil há um desconhecimento generalizado em relação aos minérios, e as coleções estimulariam a curiosidade acerca deles. “Não há um ensino aprofundado das ciências da terra no Brasil. Por não saber de seu valor, muitas pessoas destroem pedras de valor comercial e científico”.
O Museu de Geociências pertence ao Instituto de Geociências da USP. Em seu acervo, estão cerca de 70 mil peças, incluindo fósseis, madeira petrificada, pedras preciosas e meteoritos. Amostras de seu acervo são disponibilizadas para a realização de trabalhos científicos e fotos para livros didáticos.
Além da exposição preparada para especialmente para a semana do geólogo, o museu conta com outras mostras permanentes. A “Dentes fósseis: mastigando o passado”, por exemplo, exibe dentes de animais pré-históricos. Já o painel “Cavernas e seus minerais” ensina como se formam as cavernas e traz fotos e uma coleção de espeleotemas (formações cavernícolas) dispostos em uma reprodução de caverna. Pode-se ver, ainda, réplicas em vidro dos mais famosos diamantes.
O Museu de Geociências fica na Rua do Lago, 562 - 1º andar, Cidade Universitária, São Paulo, SP. Está aberto de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3091-3952 ou pelo site http://www.igc.usp.br/museu/.