São Paulo (AUN - USP) - Aberto para inscrições até o dia 30 de novembro, o VI Curso de Verão de Bioquímica e Biologia Molecular promoverá a 40 graduandos a oportunidade de entrar em um contato mais profundo com técnicas de pesquisa em Bioquímica Moderna. O curso, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de Janeiro de 2011, terá carga horária de 80 horas e contará com a participação de oito dos Laboratórios desse Departamento, que devem contemplar, de maneira geral, todas as áreas da Bioquímica.
Segundo declarações do professor Bayardo Torres, coordenador do curso, cada estudante, no ato da inscrição, deve escolher de forma hierarquizada quatro desses laboratórios, de cujas atividades pretende participar durante o curso, ficando 20 horas em cada um deles, o que corresponde à duração de dois dias e meio. Para manter o ritmo de atividade desses laboratórios, que continuam a funcionar mesmo durante o período de férias, e “possibilitar que o participante não apenas assista a demonstrações, mas as manipule”, segundo Bayardo, contabilizam-se cinco estudantes por laboratório em cada etapa do curso.
“Cada laboratório realiza experimentos vinculados às pesquisas feitas lá mesmo”, diz Bayardo, que coordena a preparação do curso já durante o segundo semestre. Quem acompanha os estudantes são os pós-graduandos, orientados desde os métodos das pesquisas até a compilação de apostila entregue gratuitamente, como o curso, onde constam conteúdo teórico e orientações para os experimentos. “O processo abrange treinamento importante”, afirma o coordenador.
A ideia do curso é aproximar estudantes de graduações afins à Bioquímica a um local de excelência na área de pesquisas desse assunto e que dispõe de equipamentos modernos. Para o professor Bayardo, como infelizmente nem todas as universidades do país possuem os recursos e equipamentos de que a USP dispõe, os inscritos são escolhidos através de sorteio, mas o processo seletivo ocorre de maneira proporcional ao número de inscritos por universidades e estados, chegando a, de certa forma, desprivilegiar “estudantes vindos de instituições que já dão a oportunidade de iniciação científica na graduação”.
Mesmo assim, Bayardo destaca as diferenças entre as preocupações do curso e as metas que a graduação deve ter. Enquanto os laboratórios de graduação ocupam-se de procedimentos didáticos que lhes são compatíveis, no curso, “o equipamento de pesquisa contém muito mais capacidade técnica”, afirma o professor.
É na procura de graduandos que Bayardo afirma: “A frustração é do tamanho de nossa alegria”. Isso porque só na última edição, foram cerca de mil os inscritos, mas, como diz no regulamento, somente 40 os contemplados. “É um prazer enorme ver a procura e o interesse desses estudantes”, afirma o coordenador. No entanto, devido às condições já mencionadas para possibilitar uma participação ativa dos selecionados “é sempre uma pena que não consigamos atender um percentual mais significativo”. Ainda assim, o curso já teve a honra de receber estudantes colombianos e peruanos, e só não expandiu sua divulgação por causa da procura que já tem. Mesmo sem divulgar, o professor acredita: “a propaganda boca-a-boca é crescente”.
Com o apoio do Departamento de Bioquímica e das Pró- Reitorias de Cultura e Extensão e de Pós- Graduação, o curso e seu material são oferecidos gratuitamente, assim como a hospedagem dos estudantes em hotéis da região e sua alimentação nos Bandejões da USP. Fica sob a responsabilidade do graduando apenas seus gastos com transporte de sua região de origem até a USP e depois do hotel até o local do curso.
Para Bayardo, o sucesso que o curso tem obtido junto aos participantes, aos ministrantes e à coordenação vem da gratificação ao ver seus empenhos, sua satisfação, seu prazer durante o tempo que fazem o curso, e, principalmente, o interesse que demonstram. “As condições são todas favoráveis”, afirma o professor, já que os estudantes vêm com o interesse de aprender e os pós-graduandos têm o interesse de ensinar o que prepararam. “Não tem como não aprender nessas condições, ressalta.
E ao final do curso, os participantes devem responder a uma lista criteriosa, para que a coordenação avalie a “clareza e a capacidade” dos laboratórios e de seus integrantes em transmitir sua informação e gerar seu interesse. Quanto a isso, Bayardo afirma: “Eu tenho certeza de que sim!”, tendo como resultado o ingresso de muitos no programa de Pós-Graduação do departamento após terem feito o curso.
Depois de recebidas todas as inscrições, a Coordenação do Curso deverá divulgar a lista dos selecionados no dia 7 de dezembro, e aguardar pela confirmação dos contemplados até 14 do mesmo mês. Para mais informações e para submeter sua inscrição, o interessado deverá se reportar ao site www2.iq.usp.br/bioquimica/Curso_Verao_2011/Index.html.