São Paulo (AUN - USP) - Entre os dias 22 e 25 de março, artistas da Argentina, Uruguai, Suíça, Finlândia, EUA, Japão, China e Brasil se reuniram no I Encontro Internacional de Ceramistas na USP. O evento pretendeu promover intercâmbio de conhecimentos e discutir a Cerâmica como expressão artística. Organizado pela Escola de Comunicações e Artes e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, trata-se de um modelo de encontro trazido do exterior, o qual permitirá um novo horizonte para o contexto brasileiro dessa arte.
Diferentemente de como é a apreciação usual de cerâmicas, a observação se deu de modo muito mais vivo e sensível nesses três dias, uma vez que os participantes presenciaram simultaneamente o processo de execução das peças, como se estivessem nos ateliês dos ceramistas. Além da percepção próxima do processo criativo, também foram esclarecidas dúvidas e questões nos espaços abertos de discussão.
A professora organizadora do evento, Norma Teneholz Grinberg, do Departamento de Artes Plásticas da ECA, enfatiza que foi altamente enriquecedor para a formação dos profissionais absorver essa experiência de percepção artística, humana e científica: “É uma maneira eficiente de aprender e trocar informações”. Além disso, os participantes tiveram um aprendizado mais abrangente em pouco tempo, uma vez que cada artista possui características singulares e diversificadas – a exemplo da palestra sobre desenhos entalhados com areia e pressão, do ceramista uruguaio.
O Brasil pela primeira vez segue esse modelo de encontro, com o qual a professora já havia tomado contato antes. Em 2008, na China, fez residência, trabalhou, participou de um encontro da Internacional Academy os Arts (IAC) lá realizado e ficou impressionada com o nível das apresentações. Ano passado conquistou a posição de membro representante do Brasil na IAC, participou de encontros, palestras e visitas em Paris e voltou entusiasmada. Depois de um ano de organização, vem a realização: “Por que não existe aqui se lá fora acontece? É um novo momento, há possibilidade dessa abertura no cenário da cerâmica contemporânea brasileira. Vê-se pelos 240 inscritos no evento, pessoas do Peru, Argentina, Chile, Uruguai”. Sua posição na Academia também significa um grande passo para o avanço no investimento nesta área de pesquisa no Brasil, em crescimento.
Os interessados em saber mais sobre o DVD a ser produzido sobre o evento podem enviar e-mail para extensao.cap@usp.br. A lista completa dos artistas, com mais informações, está em https://sites.google.com/site/encontrodeceramistas2011/artistas-convidados-1.