São Paulo (AUN - USP) - Alguns assuntos muitas vezes parecem não se encaixar no perfil das atividades acadêmicas, mas na USP história em quadrinhos não é um deles. A Universidade abriga o único núcleo de pesquisa de histórias em quadrinhos do mundo, segundo o professor Waldomiro Vergueiro, coordenador do núcleo.
O NPHQ (Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA – USP) foi fundado em 1990, quando alguns professores interessados pelo assunto se uniram na organização de eventos sobre HQ dentro da Escola de Comunicações e Artes (ECA). A partir disso foi criado o núcleo interdepartamental de HQ´s que posteriormente tornou-se o NPHQ.
Dentre os projetos do núcleo destaca-se o da elaboração do diretório geral de HQ´s no Brasil, que pretende fazer uma bibliografia de tudo que foi publicado no Brasil, digitalizar as capas das revistas, conseguir as datas de início e termino (para as que não são mais publicadas) de todas publicações.Waldomiro diz que pretende publicar no site do núcleo a capa da edição número um (ou a mais antiga que o núcleo conseguir) de cada publicação.
Há um ano o núcleo conseguiu o apoio da Fapesp e conta com um estagiário para a elaboração de diretório geral de HQ´s no Brasil. Além do projeto, o NPHQ também realiza uma reunião mensal para discussão de um texto teórico sobre HQ´s, a partir dessas reuniões são redigidos textos. Está em fase de elaboração um texto sobre e-comics e será publicado na revista da Uni-9 um sobre as tribos dos quadrinhos.
O núcleo é responsável por duas disciplinas na ECA que têm procura crescente e terão as vagas ampliadas. O NPHQ conquista cada vez mais respeito, os pesquisadores são convidados para eventos no exterior e mantêm contato com professores de universidades no exterior como a da Sérvia e da Pensilvânia.