São Paulo (AUN - USP) - A Prefeitura de São Bernardo, na Grande São Paulo, mapeou áreas de risco de deslizamentos em 11 bairros da cidade e criou os Nudec (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) constituídos por líderes das comunidades. Eles conhecem bem os problemas dos locais críticos e, assim, trabalham como voluntários no desenvolvimento de orientações à população, visando minimizar possíveis desastres.
Os integrantes dos Nudec, bem como a Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São Bernardo serão instruídos e fortalecidos com o suporte de professores e alunos do Instituto de Geociências (IGc/USP). O projeto, chamado Fortalecimento de Núcleos Comunitários de Defesa Civil em Áreas de Risco Geológico de São Bernardo do Campo, é uma extensão universitária de reativação do antigo programa Armando o Barranco e tem como principal objetivo a capacitação das comunidades situadas em regiões de risco.
Essa capacitação será feita de duas formas: na primeira etapa, que já possui data definida, ocorrerá a realização de cursos e oficinas para os membros dos Núcleos Comunitários, enquanto que, na segunda fase (ainda sem data específica) se pretende trabalhar com professores e estudantes das escolas situadas em áreas de risco em São Bernardo.
A primeira fase do projeto ocorrerá entre 1º de maio e 30 de setembro de 2011. O programa de extensão universitária contará com o trabalho voluntário de dez alunos das graduações de Geologia e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental da USP. “Será feita uma chamada geral, um convite, e os alunos poderão se inscrever na seleção”, comenta um dos coordenadores do projeto, professor Paulo César Boggiani. “Os alunos costumam se interessar bastante por esse tipo de projeto porque dá um bom retorno para a sociedade.” Uma vez selecionados, eles serão treinados entre maio e junho para que estejam aptos a auxiliar o projeto.
Também no mês de junho haverá a elaboração de um folheto que, de acordo com Boggiani, será algo simples, mas capaz de explicar sobre as metas da iniciativa à população atendida. O cronograma continua em julho, quando serão ministrados cursos durante todo o mês para os Nudec. Entre agosto e setembro, os Núcleos Comunitários receberão uma cartilha desenvolvida pelos professores do IGc envolvidos no projeto. “É comum serem distribuídas cartilhas em áreas de risco geológico para que a população entenda como descartar adequadamente o lixo, o que fazer quando chover muito, como proceder para não aumentar os riscos da área e outros procedimentos”. A cartilha trabalhará ainda a questão da aceitação da população diante da necessidade de sair das áreas de risco.