São Paulo (AUN - USP) - O curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental surgiu da necessidade de se formar cidadãos conscientes da importância do desenvolvimento sustentável da sociedade, assim como da diminuição dos impactos negativos da ação humana no planeta.
Desde que a população humana deixou de ser nômade para tornar-se sedentária, passamos a utilizar com maior grau de intensidade os recursos naturais à nossa volta. No período da Revolução Industrial, o meio ambiente começou a sofrer os primeiros danos devido ao crescimento populacional e à poluição dos tempos modernos. Desde então, as questões ambientais ganharam mais importância, mas a desinformação ainda é grande.
Erosão de solos agrícolas, aquecimento global e emissão de gases nocivos à saúde são apenas alguns exemplos de como a falta de informação geológica do cidadão comum pode prejudicar o ambiente e alterar o equilíbrio entre o homem e seu meio.
O novo curso do IGc será voltado para a formação de educadores ambientais. Trabalhando com educação, esses profissionais podem conscientizar e informar os cidadãos sobre questões relativas ao meio ambiente. A área de atuação do profissional será basicamente o ensino (educação em escolas e cursos de meio ambiente), mas nada impede que o aluno formado atue em museus, parques e até mesmo com o ecoturismo.
Apesar do curso estar ligado diretamente ao IGc, metade das disciplinas serão ministradas fora dele. “O objetivo da universidade e principalmente do novo curso é justamente a abertura de novos horizontes”, explica a coordenadora Profª Drª Maria Cristina Motta de Toledo.
Dessa forma, os alunos terão disciplinas ministradas em unidades não muito familiares ao IGc. Na Faculdade de Educação, por exemplo, serão seis disciplinas pedagógicas e na Escola de Comunicações e Artes os alunos terão Técnicas de Redação e Jornalismo Científico. “O fato de as disciplinas serem ministradas em outra unidade representa mais uma oportunidade de os alunos vivenciarem ambientes e abordagens distintas daquelas do IGc”, explica a professora.
O curso de Licenciatura em Geologia e Educação Ambiental será noturno. O ingresso na carreira será através do exame vestibular, onde a Fuvest oferecerá 40 vagas para 2004.