ISSN 2359-5191

27/06/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 56 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Núcleo de pesquisa teatral cria sua primeira exposição

São Paulo (AUN - USP) - Está em cartaz, no Saguão do Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a mostra Núcleo Zero 1 em Retrato, a primeira exposição do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (Cepeca). Reunindo 26 fotografias, a exposição retrata os processos de criação cênica das atrizes e pesquisadoras Evinha Sampaio e Rejane Arruda, construídos no decorrer do ano passado, de acordo com os temas de suas pesquisas: “Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica” e “O Ateliê do Ator-Encenador: uma possibilidade pedagógica”, respectivamente.

“Fotografei a Rejane, e a Rejane me fotografou”, disse Evinha. Ambas utilizaram os anteparos – termo criado pelo coordenador do centro de pesquisa, Armando Sérgio da Silva, que designa os objetos, as palavras, as músicas e as imagens utilizados pelo ator em cena. No entanto, cada uma elaborou sua pesquisa de uma maneira diferente. Evinha associou os anteparos ao movimento do corpo do doente mental que vive nas ruas de São Paulo, que ela chamou de “corpolouco”. Emocionada com a situação dessas pessoas, Evinha resolveu promover o debate sobre essa questão na Academia por meio de seu trabalho artístico, com o objetivo contribuir para a sociedade e para a “modificação da realidade”. Em sua pesquisa, ela observou os movimentos dessas pessoas e os incorporou em sua criação cênica, de maneira improvisada. Além disso, resolveu trabalhar com o tema da saudade da infância, incorporando em sua criação bolas de gude, balões de gás hélio e argila. Também incluiu um texto escrito por um doente mental, retratado no documentário Omissão de Socorro, de Olívio Tavares de Araújo.

Rejane apostou na possibilidade de o ator encenar e descrever ações baseadas na criação atoral. Para isso, criou uma adaptação do romance Minha Vida, de Nelson Rodrigues, escrito sob o pseudônimo de Suzana Flag. Sua ênfase está na palavra no sentimento do próprio ator em cena e a alguns objetos, imagens e sons. É um espetáculo solo, no qual a atriz conta a história de diversos personagens através de um depoimento pessoal de Suzana Flag. Segundo a doutoranda, “divulgar as fotos, é divulgar um jeito de pesquisar. Concretizar isso na prática é tão importante quanto a reflexão”, completa.

Cepeca
O Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator é um núcleo existente no Departamento de Artes Cênicas da USP e que serve de espaço para aqueles que procuram aperfeiçoar suas técnicas. Coordenado pelo professor Armando Sérgio da Silva, o centro surgiu a partir da disciplina “Exercícios Específicos Para o Ator I”, oferecida pelo professor no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes, no primeiro semestre de 2006. O objetivo era criar um ambiente no qual se pudesse desenvolver práticas do trabalho do ator, a partir da pesquisa que cada um vinha desenvolvendo. Aceitando todos aqueles que desejam participar, desde então, o núcleo vem crescendo e hoje, conta com mais de dez integrantes, que se autodenominam “pesquisatores”.

A exposição é gratuita e está aberta ao público diariamente, das 10h às 20h, no Saguão do Teatro Laboratório da ECA. Mais informações pelo telefone: (11) 3091-4376. O próximo evento do grupo envolverá apresentações de todos os integrantes (independentemente de seu nível de andamento da pesquisa) e está marcado para outubro deste ano.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br