ISSN 2359-5191

14/07/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 69 - Ciência e Tecnologia - Instituto de Química
Doutoranda expõe seus resultados de pesquisa em palestra no Instituto de Química

São Paulo (AUN - USP) - A doutoranda Grazielle de Campos Anaia, que possui como orientadora a professora Mariana Franco Maggi Tavares, expôs um dos seus tópicos de pesquisa em palestra ocorrida às 10h30, no Instituto de Química. A conferência fazia parte da disciplina Seminários Gerais de Química Analítica, ministrada pelo professor Pedro Vitoriano Oliveira, que é cursada por alunos de pós-graduação em determinado estágio de sua pesquisa. A palestra de Grazielle, intitulada O planejamento experimental aplicado em cromatografia, foi a última apresentação do semestre. “A minha intenção de trazer esse tema do planejamento foi que primeiramente eu queria muito aprender (...) e queria trazer algo novo para o seminário, pois é um assunto pouco comentado no Instituto”, disse Grazielle.

A tese da doutoranda discursa sobre a quimiometria, que se trata de métodos estatpisticos que facilitam o desenvolvimento para uma técnica especial, como a cromatografia líquida. Na palestra, a discente discursou sobre as funções e respostas relacionadas à cromatografia líquida, a metodologia da superfície de resposta, o modelo de misturas e os métodos sequenciais. Grazielle, primeiramente, explicou como realizou seu procedimento analítico: o processo se inicia com a etapa de amostragem, da qual se obtém uma mostra, que passará por uma etapa de preparação, na qual técnicas de extração podem ser aplicadas;p posteriormente, a mostra é submetida à análise instumental, que é executada aplicando um método conhecido pelo autor. De acordo com a pesquisadora, “é dessa maneira que se obtém o resultado do conjunto de etapas”.

Alguns os métodos destacados por ela foram: sequenciais (métodos relacionados, de fácil aplicação e efetuados rapidamente) e univariados (métodos isolados e desconectados que necessitam de grande tempo de análise). Além disso, a doutorando também mencionou o planejamento fatorial, citou algumas elementos com propriedade terapêuticas e destacou o processo de cromatografia na separação de corantes alimentícios.

As conclusões feitas por Grazielle a partir de sua pesquisa foram: métodos univariados não garantem que um valor ótimo seja encontrado, a aplicação de planejamentos experimentais são satisfatoriamente aplicados em sistemas de separação cromatográfica e informações precisas a respeito do espaço experimental são obtidas com auxílio de planejamento. A partir disso, a interpretação dos resultados é obtida com mais confiabilidade.

Entretanto, a palestra não foi apenas mais uma palestra, mas um exemplo de superação de vida. Ao início da conferência, Grazielle se mostrou imensamente nervosa e quase não conseguiu continuar sua fala. Tímida, mas com esforço e dedicação, suas palavras foram ficando mais claras e a tranquilidade a seguiu pelo restante do seminário. “A respeito das informações que você nos passou, foram bem colocadas, Eu queria dar os parabéns a você, porque você nos deu uma demonstração de superação impressionante”, disse o professor, ao final da palestra.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br