ISSN 2359-5191

30/08/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 78 - Meio Ambiente - Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Coleta e reciclagem são os principais problemas da gestão de resíduos da Farmácia
Palestra que discute o tratamento de substancias laboratoriais encerra 23ª Sipat

São Paulo (AUN - USP) - As boas práticas de laboratório (BPL), o tratamento, a manipulação e a destinação dados a substâncias e a falta de preparo dos profissionais da área foram os temas discutidos na última palestra da 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), sediada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), entre 15 e 19 de agosto.

Ministrada por Dante Moraes, doutor pela Faculdade, a palestra discutiu os problemas enfrentados hoje no sistema de gestão de resíduos. Segundo Dante, as etapas desse sistema são: geração, caracterização (classificação e quantificação dos resíduos), manuseio, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final. De acordo com ele, a coleta e o reuso (reciclagem) são etapas problemáticas na Faculdade de Ciências Farmacêuticas devido ao excesso do volume de resíduos produzidos. Outro grande problema na Faculdade refere-se ao transporte inadequado e à falta de informações para minimizar os impactos decorrentes.

A política para gerenciar esse sistema deve organizar procedimentos para prevenir acidentes e diminuir os impactos acarretados pelos resíduos no seu local de destino. Elaborar métodos de manuseio a partir de um planejamento científico, monitorar esses métodos no laboratório, além de propiciar uma infra-estrutura condizente com esse planejamento são fundamentais para garantir uma política eficiente. “A questão não é só o lucro, mas também a credibilidade do laboratório perante a faculdade”, diz Dante.

O palestrante ressalta a importância de rastrear os resíduos para construir uma boa imagem perante a opinião pública: “É necessário hoje produzir garantindo a biossegurança e respeitando a legislação ambiental. O ISO 14000 [série de normas que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas] não é um modismo, mas uma necessidade”, afirma Dante. Para ele, os selos ambientais são hoje uma ferramenta poderosa de publicidade para as empresas.

Outra medida importante para construção dessa política de gestão é melhor preparação dos profissionais da área. Segundo Dante, a área de treinamento pessoal é o principal desafio enfrentado pelas empresas hoje. “Fornecer treinamento é de responsabilidade da instituição (empresa), mas o funcionário também deve verificar suas condições de trabalho e os equipamentos de proteção”. Além de contabilizar recursos humanos, as empresas também devem revisar continuamente a gestão a fim de corrigir erros e aperfeiçoar os procedimentos.

Para Felipe Rebello Lourenço, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e um dos diretores da Sipat, a Semana é importante porque trabalha com a prevenção de riscos à saúde de alunos, docentes e funcionários. “O desafio da Semana é trabalhar com o elo mais fraco dessa cadeia - o treinamento das pessoas”. A Sipat é organizada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), cuja finalidade é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, sendo composta por representantes do empregador e por membros eleitos pelos trabalhadores. Lourenço assumirá a presidência da Cipa em setembro.

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