São Paulo (AUN - USP) - Graduado em Publicidade e Propaganda em 2009 pela Escola de Comunicações e Artes da USP e atual sócio-diretor da empresa de consultoria e pesquisa de mercado ILUMEO, Diego Senise falou no evento Ciclorama 8- Agregando Valor à Marca sobre mensuração de resultados e tomada de decisões no universo empresarial.
O empresário lançou recentemente, em outubro, o livro Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração, em conjunto com os professores Mitsuru H. Yanaze e Otávio Freire, professores do CRP (Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP).
Com uma linguagem comum à do seu público, maioria de alunos da própria ECA, onde se formou recentemente, Senise falou sobre sua pesquisa, com foco principal em mensuração de resultados, com o objetivo de auxiliar o sucesso de um graduado da Universidade e prepará-lo para o mercado. Segundo ele, “objetivos de negócios são cascata em objetivos de comunicação”, ou seja, um profissional de comunicação sempre trabalhará, como um administrador, em função de garantir resultados positivos de negócios em uma empresa.
Partindo dessa ideia, o comunicólogo deve saber provar para os demais setores de sua empresa que seu trabalho obtém resultados, por diversas frentes. “A comunicação sempre é um processo, e mensuração é redução de riscos”, então, para que se garanta o reconhecimento de um trabalho na área de comunicação, é preciso obter números, “como o balanço financeiro, o fluxo de caixa, o DRE”.
Diego acredita que, para maior precisão de cálculos, é preciso acompanhar de perto os resultados de cada trabalho, e que fazer contas é apenas uma consequencia desse acompanhamento. “Dizem que na internet tudo é mensurável. Essa é uma das maiores besteiras que já se falou. A máquina não faz tudo”.
Outro aspecto importante desse trabalho é “treinar” aqueles que aplicarão metas e objetivos. Para o palestrante, na cultura empresarial, os profissionais que ocupam posições de comando não entendem tanto dos resultados de uma ação específica quanto o especializado nessa ação. Logo, é importante novamente usar os números, quantificar o potencial da comunicação.
Mas para que qualquer técnica dessas funcione, é preciso cumprir o serviço completo de forma responsável, com eficiência e eficácia, além de estudo prévio. Segundo Diego, “muita coisa na indústria da propaganda ainda é feeling”, e trabalhar sem embasamento teórico é um grande erro, que projeções e mensurações não podem consertar.