São Paulo (AUN - USP) - O progresso compartilhado é uma nova forma de pensar a comunicação, com o objetivo que deve ser comum a um grande grupo de pessoas. A palestra de encerramento do evento “Ciclorama 8, agregando valor a marca”, organizada pela empresa ECA JR, contou com a exposição da especialista em planejamento estratégico Thaysa Azevedo, que falou sobre o assunto. A profissional acreana e escritora do World Planet abordou ideias de sustentabilidade e a relação entre as diversas gerações e a publicidade.
De acordo com Thaysa, nas décadas de 50e 60 havia pouca concorrência e pontos de contato na comunicação, de 70 a 90 ocorreu uma definição de público na publicidade até que, em 2000, se faz necessária a construção de relações entre público e marca. O caso da empresa Natura é uma demonstração disso, uma vez que a marca tem grande preocupação em mostrar a sustentabilidade com que trabalha.
O mundo foi dividido por gerações que tem de ser estudadas para ter conhecimento do público com o qual se está lidando. A geração X, pertencente às décadas de 60 a 80, era caracterizada por vivenciar o prazer, a competitividade, aceitar as informações que lhes eram passadas e por não estar familiarizada com a tecnologia. A geração Y, correspondente as décadas de 80 e 90, já cresceu com a tecnologia, querendo participar, mas dependendo de um “convite” para se juntarem à ela. Atualmente existe a geração Z, acostumada com a efemeridade e produção contínua para internet.
Assim como as gerações foram mudando sua relação com a tecnologia, diz Thaysa, a relação delas com o planeta também está mudando. Hoje em dia há uma preocupação muito maior com a prole e com o mundo deixado pra ela, por isso a palavra “sustentabilidade” está em crescente ascensão. O mundo está cada vez mais humanizado, interligado, conectado, surgindo, assim, os diversos movimentos coletivos.
Dentre os projetos coletivos citados pela publicitária estão o creative commons, Descola aí, life´s good lab, mas em especial o Do Lado de Cá. Este último é uma plataforma de comunicação com informações sobre diversos segmentos com o objetivo do progresso compartilhado, confiança e reputação que utilizam da lógica do crescimento em conjunto, integração e reciprocidade. O consumidor se torna colaborador, o fornecedor se torna parceiro, comunicar significa, a partir de então, propagar e não apenas no campo da comunicação. Assim, o lucro só tende a crescer, já que todos desejam ganhar e trabalham juntos para tanto.
Segundo Thaysa, a grande estratégia do progresso compartilhado é que o desenvolvimento torna-se de todos, transforma-se em algo desafiador, pois cada um de nós é responsável pelo todo.