ISSN 2359-5191

12/12/2011 - Ano: 44 - Edição Nº: 116 - Economia e Política - Escola de Comunicações e Artes
Alunos de publicidade desenvolvem projeto de incentivo ao kickboxing

São Paulo (AUN - USP) - O projeto para desenvolvimento do kickboxing brasileiro foi um dos principais enfoques do grupo de alunos do quinto ano de publicidade e propaganda durante a Semana de Apresentação de Projex e TCCs da ECA. A proposta foi conceituar a marca do esporte entre seus praticantes, buscando estabelecer seu circulo social como “Família Kickboxing”.

Segundo Mateus Machado, representante do grupo de estudantes, há uma grande diferença entre trabalhar a publicidade com um esporte e trabalhá-la com uma empresa ou uma marca. Para o estudante, comunicar um esporte é participar de um instrumento social e econômico responsável por gerar emoções intensas. Tanto nos praticantes quanto nos expectadores, seja na vitória ou na derrota, surge o giro econômico e a dinâmica social.

Além disso, o kickboxing apresenta um diferencial por ser uma luta que se dá exclusivamente em pé, destacando-se entre os atualmente polêmicos jiu-jitsu, MMA e UFC. Dessa forma, este se torna o melhor momento para investir neste esporte, pois a luta está em amplo desenvolvimento no Brasil, a exemplo do UFC, que agora recebe grande apoio da mídia.

O grupo desenvolveu duas análises, levando o kickboxing enquanto esporte e também marca. Como modalidade esportiva, essa atividade apresenta grande profissionalismo e alta competitividade em sua prática, mas baixa exposição midiática entre não praticantes. Não existem canais onde praticantes e competidores possam consumir e trocar conteúdo.

Já como marca, a Campanha é dividida em três fases, focando 2013, ano em que o Brasil receberá o Campeonato Mundial de Kickboxing. Para suprir a falta de identidade entre seus praticantes, primeiramente se faz necessário classificar os kickboxers entre buscadores de esporte para lazer, praticantes para fitness, lutadores amadores, semi-profissionais e profissionais.

O grupo apresentou três características em comum entre esses diversos frequentadores: são praticantes desse esporte pela qualidade de vida proporcionada, por ser uma modalidade mais profissional que as demais e pela união, amizade e colaboração entre os atletas.

Após engajar e apresentar o kickboxing para o público, utilizando os recursos da Confederação Brasileira de Kickboxing, é necessário consolidar esse esporte, buscando a maior quantidade de patrocínios. Nessa etapa, cria-se o ícone Kickboxing Brasil, com o símbolo “Lutamos Juntos”, dando peso ao nome Família. Há a utilização de cards com o nome dos campeões – no estilo super trunfo, uma plataforma digital, incluindo newsletters e redes sociais, para fornecimento de informações para não conhecedores e praticantes, bem com vídeos de atualização frequente.

O projeto visa a identificação dos kickboxers, da disseminação de informações sobre esse esporte para não praticantes e estruturação atualizada de plataformas digitais para tanto. A manutenção dessa iniciativa será realizada pelos próprios praticantes que serão engajados pela ideia da Família Kickboxing.

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