ISSN 2359-5191

30/01/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 05 - Ciência e Tecnologia - Escola de Comunicações e Artes
Game estimula ideias para problemas sociais
Jogo dá tarefas para serem realizadas em auxílio a comunidades carentes. Versão brasileira deve chegar ao Brasil em 2014

São Paulo (AUN - USP) - Mourylise Heymer, designer de experiência do usuário da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), apresentou um case de game com interação no mundo real: o Evoke. O jogo é um projeto educacional do Banco Mundial que visa a desenvolver ideias e soluções criativas para problemas sociais. A exposição fez parte do Festival Games For Change – América Latina.

Uma comissão da Fundação Certi vem planejando a versão brasileira do Evoke, a ser lançado na época da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. O tema estará intimamente ligado ao evento, deixando o futebol em evidência, mas refletindo bastante da cultura e sociedade brasileira. “No Brasil, pretende-se trabalhar a mesma linha do Evoke África [primeira versão do jogo], mas vamos dar mais ênfase à sustentabilidade”, diz Mourylise. Como adicional em relação à primeira versão, o Evoke Brasil terá maior interação entre os usuários, através de formação de grupos, SMS, outras redes sociais (que não a do jogo) e aplicativos para dispositivos móveis.

A ideia geral é transferir objetivos dados no jogo para ações na vida real em troca de pontos. Originalmente, o Evoke aconteceu na África, em 2010. Composto por uma história em quadrinhos para direcionar o enredo, o game é multiplayer e tem a interatividade próxima a de uma rede social, em que cada jogador tem um perfil. Em seu perfil, o usuário posta evidências das realizações de tarefas propostas pelo jogo. Assim, ele ganha pontos, por um sistema simples de votação. Os jogadores podem, também, comentar as realizações uns dos outros e enviar mensagens privadas.

O foco do Evoke África foi a sustentabilidade ambiental e o empreendedorismo. Para Mourylise, o maior legado e lição que o game disponibiliza é a interação entre o real e o irreal: “O jogo mistura missões online com ações no mundo real, portanto, offline. É um jogo que traz um aprendizado e muda alguma coisa na sociedade. O diferencial do Evoke é que ele sensibiliza as pessoas, traz conscientização, faz com que todos vão à campo, tragam evidências e as divulguem para o mundo através de uma rede social”.

O Festival Games For Change – América Latina aconteceu no início de dezembro, no Auditório Lupe Cotrim da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e foi dirigido por Gilson Schwarz, professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA e teve por objetivo promover a interação e troca de experiências entre criadores, pesquisadores, estudantes e jogadores.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br