ISSN 2359-5191

09/07/2012 - Ano: 45 - Edição Nº: 65 - Arte e Cultura - Faculdade de Educação
Hábitos artísticos e culturais vêm da família de origem

 

São Paulo (AUN - USP) - O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP realiza periodicamente o Programa Interarte, atividade gratuita de visita para crianças e jovens acompanhados por um responsável. Uma pesquisa da Faculdade de Educação (FE) da USP investigou as famílias que participaram mais de uma vez do programa para analisar as razões desse vínculo cultural, e percebeu que o hábito de ir a eventos de arte vem da família de origem dos pais dos jovens nas classes A e B de São Paulo.

 

A dissertação de Mestrado intitulada Famílias no museu de arte: lazer e conhecimento: um estudo sobre o programa educativo Interar-te do MAC USP, da pesquisadora Andrea Alexandra do Amaral Silva e Biella ainda verificou que a visitação a museus por jovens acontece mais com a família do que com a escola. Porém, ela indica que cresceu o número de ações relacionadas a exposições em escolas nos últimos 20 anos.

 

É relevante na pesquisa que todas as famílias estudadas, que participaram pelo menos duas vezes do programa gratuito, pertencem às classes A e B. Isso pode se relacionar com o fato da atividade ser realizada no sábado, em que muitas pessoas trabalham, e pelo custo de alimentação e de transporte até o local, visto que ele não se encontra próximo às periferias. “Como descentralizar as ações dos museus, tornando-os mais próximos da população periférica de uma grande cidade como São Paulo?”, indaga Andrea, propondo reflexão.

 

Os pais entrevistados buscaram na visita ao museu a criação, nos filhos, do hábito de ir a exposições artísticas. Além disso, uma parcela deles procurou também a integração entre os membros da família com um programa cultural agradável.

 

A pesquisa ainda aponta para novos estudos. Para Andrea, ainda falta investigar as causas daqueles que não participaram mais de uma vez do programa. “Optaram por direcionar despesas à indústria do entretenimento?”, imagina. Um trabalho que relacione o hábito de ir a exposições artísticas com a classificação econômica de famílias é proposto para ser desenvolvido futuramente por ela ou por outros pesquisadores na Divisão Técnico-Científica de Educação e Arte do MAC.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br