São Paulo (AUN - USP) - Uma pesquisa de mestrado em ciência da informação realizada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP abordou dois termos muito conhecidos e utilizados no dia a dia, mas não tão freqüentemente estudados e compreendidos: “documento” e “informação”. O trabalho foi formulado pela agora doutoranda da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), também da USP, Jéssica Câmara Siqueira, e teve como foco a análise terminológica das palavras, com o uso da chamada Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT).
A pesquisadora, que já realizou duas graduações na USP (além da ECA, ela também se graduou em Letras na FFLCH), explicou o porquê de escolher um tema abrangente, porém com foco específico. “Desde a graduação em Letras, tenho interesse nos estudos de terminologia, que estão diretamente relacionados à Lingüística”. “Para o tema, essas palavras sempre geraram uma inquietação pessoal, pois apesar da constância do uso deles no léxico comum, não há uma sistematização clara, nem consenso”, detalha.
Jéssica desenvolveu o trabalho com base em buscas em autores de três linhas de pesquisa, separadas geograficamente. “Em minha análise, que visava também o uso contextual dos termos, fiz leituras de autores franceses, espanhóis e anglo-saxões, comparando suas nuances e perspectivas de cada termo”. As obras lidas foram quase sempre em língua estrangeira, o que representou mais um desafio para a doutoranda. “Já tinha proficiência em espanhol, mas em relação aos textos em francês, tive muita dificuldade, então tive que aprender. Esse é um grande problema da área, o baixo número de traduções disponíveis”, aponta.
Para a formulação de uma estrutura para o trabalho, foram necessários alguns procedimentos, conforme identificou a aluna. “Nas leituras dos textos, por exemplo, de Le Coadic ou López-Yepes, buscava traços e características para compor a noção dos dois termos”. Dessa forma, fiz um mapeamento dos textos que atendiam ou não a esta finalidade. Por exemplo, encontrei textos que me ajudaram no escopo [termo que define o objetivo a ser alcançado pelo trabalho] teórico, mas que não se mostraram úteis como base para composição das definições”, detalha.
O trabalho, que teve o título de As noções de documento e informação - uma abordagem terminológica, levantou algumas percepções específicas de cada termo, segundo Jéssica. “A pesquisa me permitiu delimitar três traços característicos dessas palavras, com aspectos físicos, subjetivos (ou cognitivos) e sociais. No caso de ‘documento’, é suporte de informação, portador de conteúdo informacional e objeto que armazena registro de uma civilização”, exemplifica. “Enquanto em ‘informação’, os aspectos são os mesmos, é mensagem afixada em um objeto, significado da mensagem descrita e noção de informação relacionada a práticas sociais, respectivamente”. A pesquisa foi encerrada concluindo uma espécie de dependência entre os dois termos, revela a aluna. “Além dos traços semânticos similares, a necessidade de um fluxo de informação estar necessariamente armazenado, enquanto que um documento necessariamente deve estar preenchido de informação indica uma relação simbiótica, entre os termos, descoberta esta que cumpre o objetivo do trabalho.”