São Paulo (AUN - USP) - No último dia 21 ocorreu na USP o III Mini-ENAPOL - Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística. O evento, realizado pelo Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLHC), exibiu os trabalhos do Grupo de Pesquisa em Psicolingüística – GPPL, coordenado pela professora Lélia Erbolato.
“Possibilitamos a apresentação dos resultados das pesquisas já defendidas e as conclusões parciais dos trabalhos ainda em andamento”, informou a professora Lélia. A reunião foi iniciada por uma conferência da professora Márcia Pedromônico, psicóloga e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com o tema “As relações entre linguagem, cognição e cultura: algumas reflexões”, a professora discorreu sobre as relações entre os processos discursivos e psíquico-sociais.
Em seguida, ocorreu a apresentação das pesquisas em andamento, sob orientação da professora Lélia. O primeiro trabalho foi o da pesquisadora Dalila Lemos. Com sua tese “Aspectos retóricos e discursivos na charge política: algumas reflexões”, ela fez algumas análises de charges com base em teorias lingüísticas. Foram apresentados outros trabalhos com temática semelhante, que envolveram reflexões acerca do processo didático e lingüístico no mundo infantil.
A pesquisadora Priscila Fiorindo apresentou sua dissertação “Retomando e repensando a contribuição do modelo laboviano no estudo da narrativa oral infantil”, em que trouxe para o plano infantil as teorias sociolingüísticas desenvolvidas pelo pensador William Labov para a análise da conversação. Ana Lúcia Barros expôs o trabalho intitulado “Seqüências explicativas produzidas pela criança pequena em situação de jogo”, em que discute o processo de formação da fala e desenvolvimento lingüístico infantil apoiado nas atividades lúdicas. Terezinha Costa apresentou o trabalho de pesquisa “Condutas explicativas no discurso da criança pequena em jogo de ficção com fantoches”, na qual desenvolveu um estudo voltado ao desenvolvimento da narrativa oral infantil. Por fim, Liliana Moretti fez a exibição de seu “Discurso explicativo na interação didática: algumas reflexões”, em que abordou o tema da relação entre o processo lingüístico e de aprendizado.
Também foram apresentadas três pesquisas já concluídas da área de Psicolingüística. Maristela Piraíno apresentou a pesquisa “O apoio do verbal e do gestual na elaboração de narrativas pela criança em situações de interação com o adulto”. Célia Esteves apresentou a pesquisa “A explicação na interação adulto-criança: um estudo em sala de aula com aprendizes do inglês”. A pesquisadora Maria Alice Venturi expôs seu trabalho “Aquisição de italiano L2: interferências relativas à similaridade lexical”, que trata do processo de aprendizado do italiano para estrangeiros.
O evento foi encerrado pelo lançamento da primeira edição do boletim do Grupo de Pesquisa em Psicolingüística.