ISSN 2359-5191

15/05/2013 - Ano: 46 - Edição Nº: 18 - Educação - Faculdade de Educação
Intercambista preocupado com dificuldade de aprendizagem

Inocêncio Alberto Lussevicueno é um jovem de nacionalidade angolana, que está preocupado com a educação do seu país, ele tem como tema de pesquisa,ou seja, no seu tema de pesquisa vai falar da dificuldade de aprendizagem das crianças Angolanas.

Ele explica quais são os fatores dessas dificuldades de aprendizagem em Angola, a sua pesquisa encontra-se em curso, mostra que as principais dificuldades das crianças é de leitura e de escrita, menciona setefatores que influenciam nessas dificuldades.

1º Para ele muitas vezes os professores que dão aula são aqueles que não estão preparados para lecionar ou, seja, ensinar a ler e escrever com baixo nível de escolarização, que geralmente lecionam por falta de professores.

Segundo ele a família também influencia na educação porque considera a família e a escola como pilar nessa fase de ensino e aprendizagem. Para ele um aluno que vem de uma família destruída não tem muitas chances de ter bom rendimento escolar isto na sociedade angolana.

Ele aponta o salário baixo dos professores como sendo um dos principais fatores que contribuem para a má preparação das aulas, sem estimulo e consequentemente na dificuldade de aprendizagem.

De acordo com Inocêncio, o excesso de alunos nas salas de aulas é um dos fatores, já que os professores não conseguem atender a demanda e prestar atenção a todos.

Para ele a falta de acompanhamento dos alunos em casa, pais que não se preocupam com a formação dos seus filhos, ou seja, pais iletrados que não tem o auto domínio da leitura e nem da escrita.

Outro motivo elencado por ele, e sobre crianças que são órfãs de pais vivos (que não vivem com os pais). Que vão há escola sem tomar o café da manhã, e não há merendas escolares.

A falta de lazeres nas escolas primarias

Inocêncio afirma que a sua pesquisa abrangerá os matérias didáticos usados no ensino angolano com o objetivo de saber se realmente os matérias vão de acordo com a idade dos alunos, em relação ao conteúdo encontrado nos livros.

Ele no ato da sua pesquisa visitou algumas escolas em Angola e teve aula com algumas crianças dessas escolas. Ao longo do tempo vem analisando os rendimentos acadêmico dos seus irmãos que se encontram matriculados no ensino de base ou infantil de primeira a sexta serieque é o foco da sua pesquisa.

O mesmo tem notado diferença entre alunos de escola públicas e escola particulares, e que um desses fatores ou motivos é que as escolas publicas em Angola são muito tradicionais ou rigorosas e desorganizada. Já as escolas particulares (colégios), são liberais e geralmente mais organizados.

Reforça dizendo que no aspecto da organização escolar não foi necessário entrar em contacto com o pessoal da coordenação das escola que ele visitou para ver a desorganização que há em algumas escolas de Luanda é bem visível. Tem professores que não lecionam por amor e a maioria tem vários empregos para suprir as suas necessidades financeira, já que ganha pouco dando aulas. Com isso acaba não preparando, sem planejamentos de aula, dão aulas super esgotados fisica e mentalmente por conta dos exageros de empregos.

Inocêncio disse que depois de terminar a sua pesquisa e a sua formação, tem como objetivo ou planos de ajudar o seu povo, explicando bem a questão da didática, e também pretende criar alguns projetos e estratégia para a educação em Angola. Ele disse que um dia quando estiver inserido no Ministério da Educação do governo angolano, vai seguir o exemplo dos outros países que investiram na educação do seu país da seguinte forma, tirando professores especializados em educação para formarem os professores do seu país.

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