São Paulo (AUN - USP) - A antropóloga Robbie Davis-Floyd ministrará o seminário “O Nascimento nas diferentes culturas” hoje (4/11) e o workshop “Modalidades de Formação de Obstetrizes”, amanhã (5/11). Ambos serão realizados na Escola de Enfermagem da USP, são gratuitos e abertos ao público.
Floyd é antropóloga cultural e professora da Case Western Reserve University, Cleveland, Ohio, EUA. Ela desenvolve pesquisas sobre parto e nascimento, além de dar consultorias em diversos países sobre formação de parteiras, obstetras e enfermeiras obstetras. É autora de diversos livros entre eles Birth as an American Rite of Passage (nascimento como um rito de passagem americano); Birth in Four Cultures (Nascimento em quatro culturas), entre outros.
No seminário, a antropóloga vai discutir como o profissional de enfermagem deve se portar diante das diferentes culturas ante o nascimento. Ao contrário do Brasil, algumas religiões orientais vêm a chegada de um bebê como sofrimento e até choram com isso. Eles se baseiam nas prováveis dificuldades que o novo ser enfrentará ao longo da vida e por isso ficam tristes. Ao contrário da morte, quando festejam. Ao invés de sofrerem a perda, comemoram a ‘passagem’ do ente querido como se fosse uma evolução. Robbie explicará como lidar com essas diferenças de comportamento.
Já no workshop, voltado para professores e estudantes, Floyd vai orientar como formar profissionais que lidem com obstetrícia. Quais os cuidados que o professor deve tomar ao lecionar técnicas e procedimentos.
As inscrições podem ser feitas no local. Os dois acontecerão entre as 9h e 12h e das 14h às 17h. O seminário será na sala 349, no 3.º andar do prédio principal e o workshop na sala 4 do prédio da biblioteca.
Mais informações: 11-3066-7602.