No último mês de maio, o Neinbe (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro), realizou um seminário que foi dirigido pelo professor Dennis de Oliveira(ECA) e contou com a participação de outros docentes da Universidade de São Paulo e convidados.
A iniciativa teve como objetivo fazer o balanço da lei 10.639/03 que é uma lei que foi estabelecida pelo governo há 10 anos. Esta lei diz que o ensino da história dos afrodescendentes tem que ser obrigatório no ensino básico do Brasil.
Segundo Oliveira mesmo sendo obrigatório, alei não se faz sentir no país, e nem mesmo depois de dez anos estabelecida. Foi por este motivo que o seminário foi realizado para ser feito um balanço sobre as dificuldades que fazem com que a lei não seja exercida e saber também se é a questão da formação dos professores ou se é um problema de resistência ao ato da implementação da lei nas escolas.
O professor também disse que hoje já há escolas no Brasil que ensinam a história dos afrodescendentes, mais que só ensinam pela boa vontade dos professores, ou seja, porque há docentes negros ou afrodescendentes nessas escolas.
Ele também disse que foi a convite da professora Eunice Prudente e da professora Dilma Mello Silva, que ele passou a ser um membro ativo do Neinbe. Ou seja, passou a ser membro do grupo e a fazer alguns projetos de pesquisas que visam enfatizar fundamentalmente a construção da imagem de negros e negras na mídia.
Segundo o pesquisador,houveum projeto no ano passado que falava da imagem dos negros nas revistas segmentadas, iniciativa que teve dois bolsistas, estudantes da Universidade de São Paulo, sendo uma da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas(FFLCH), e a outra era do curso de relações públicas da ECA. E com base nas pesquisas feitas no projeto foi publicado um artigo que saiu numa coletânea que é organizada pelo professor Leandro Leonardo(ECA). Esta coletânea recebeu o título de O negro nos espaços principais. E esse ano as pesquisas terão continuidade, com a discussão da presença dos negros nos jornais diários.