Diego Zulkiewicz Gomes é pesquisador do Instituto de Pesquisas Técnológicas (IPT) e trabalha com Cromatografia líquida Acoplada com Espectrometria de massa e outros detectores. Formado em química orgânica, fez também seu mestrado na mesma área química e ingressou no IPT há dois anos para desenvolver trabalhos de pesquisas e prestação de serviços.
Gomes atua com materiais cosméticos desde que entrou no Instituto, realizando diversos tipos de análises e trabalhos com prestação de serviço. Os principais produtos cosméticos pesquisados são sabonetes, xampus e produtos para o alisamento de cabelos. O pesquisador ressalta que o IPT não trabalha só com esses cosméticos e que também estuda outros tipos de produtos, como água, soro, medicamentos e matérias-primas.
O IPT presta serviços em empresas quando essas tem alguns problemas com os seus produtos e, assim são feitas as análises. Nesse sentido, Gomes explica que a área do Laboratório de Análises Químicas do IPT completou um ano de desenvolvimento de pesquisa com o formaldeído.
Essa área de análise do formaldeído é uma área que o Instituto não tinha e foi criada com a ajuda das suas colegas, Ana Carolina de Souza Miranda Teixeira e a farmacêutica Amanda Marcante que ajudaram na implementação da metodologia para a análise do formaldeído no Laboratório. Esse é um serviço que hoje em dia tem muita demanda devido à resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é um órgão que regula alguns produtos cosméticos e medicamentos.
O que levou o pesquisador a fazer pesquisas com objetos cosméticos foi a demanda do mercado, e ele espera que a mesma aumente e que a Anvisa seja mais exigente, principalmente com produtos que entram em contato com a pele e alimentos.