ISSN 2359-5191

01/12/2004 - Ano: 37 - Edição Nº: 21 - Sociedade - Escola de Comunicações e Artes
Estudo analisa jornalismo a partir da filosofia da comunicação
Obra de professora da ECA reflete mídia com conceitos de importantes pensadores

São Paulo (AUN - USP) - A partir de alguns conceitos de filosofia da comunicação, os quais remontam à idéia da necessidade de dispositivos disciplinares para organização do espaço público, e da aplicação desses na mídia, a professora de jornalismo Mayra Rodrigues Gomes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), lança, em 9 de dezembro, a obra “Jornalismo e Filosofia da Comunicação”, estudo condensado de pesquisa apresentada para concurso de livre-docência.

Com enfoque em jornalismo televisivo, o livro reflete sobre conceitos utilizados pela filosofia para pensar a comunicação e demonstra a aplicabilidade dessas idéias na experiência com a produção jornalística. “Há uma diferenciação no limite desses conceitos e aplicação específica ao jornalismo. Minha idéia é mostrar como esses conceitos têm sua sustentação e de que forma podemos vê-los na produção jornalística, na realidade do mundo”, afirma Mayra.

Para tanto, a professora analisa obras de Gilles Deleuze e Michel Foucault, com a idéia de que um certo quadriculamento do espaço é a etapa que serve de base para a formação de dispositivos disciplinares. “Esse quadriculamento pode ser uma organização do espaço físico, como ocorreu nas reformas urbanistas das grandes cidades no século XIX, as quais levaram, por exemplo, matadouros e hospitais para locais distantes do centro”, explica a professora.

Entretanto, Mayra salienta que o quadriculamento também pode se realizar no espaço em que vivemos culturalmente, espaço dos significados. “Aponto o jornalismo enquanto quadrículo dentro de um quadriculado maior. A partir disso, demonstro que esses quadrículos correspondem a ditames. São veiculadas, para o telespectador, palavras de ordem do que é considerado modo ideal de vida para a população em geral”, diz Mayra.

A obra aponta a divisão temática e os enquadramentos de assuntos comuns como composições do quadriculado do espaço cultural feitas pela mídia. Ademais, disserta sobre a importância do jornalismo na formação das idéias dos telespectadores. “O jornalismo tem o papel educativo de elucidar quais os procedimentos corretos em face de algumas ocorrências”, afirma Mayra. “Com isso, mostro o papel do jornalismo de criação, manutenção, perpetuação e educação desses espaços que são de menção gnosiológica, de conhecimento”, completa a professora.

O lançamento do livro será realizado às 13hs, no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes e é aberto a todos. Publicado pela Editora Escrituras, “Jornalismo e Filosofia da Comunicação” terá preço de capa nas livrarias de R$ 14,50.

Leia também...
Nesta Edição
Destaques

Educação básica é alvo de livros organizados por pesquisadores uspianos

Pesquisa testa software que melhora habilidades fundamentais para o bom desempenho escolar

Pesquisa avalia influência de supermercados na compra de alimentos ultraprocessados

Edições Anteriores
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br