São Paulo (AUN - USP) - Alunos que procuram um curso para desenvolver suas capacidades técnico-científicas, mas que não se enquadram no perfil para os cursos de pós-graduação stricto sensu, podem encontrar uma alternativa na Faculdade de Farmácia.
A faculdade oferece, há três anos, um Curso de Especialização em Produção e Controle de Medicamentos, Correlatos e Cosméticos para atender a demanda desse perfil de aluno.
O objetivo do curso é qualificar profissionais farmacêuticos atuantes em diversas áreas, como a produção e desenvolvimento de farmacêuticos, controle de qualidade e registro de medicamentos. Assim, eles podem aprofundar e atualizar conhecimentos de graduação, aumentando a capacitação dos participantes para atuarem no mercado farmacêutico, explica a professora Terezinha de Jesus Andreoli Pinto, professora da faculdade e responsável pelo primeiro ciclo do curso.
A primeira edição, sob a coordenação da professora Terezinha, abrangia o ciclo de produção de medicamentos, produto para a saúde e cosméticos e contou com 33 alunos.
A segunda edição foi coordenada pelo professor Humberto G. Ferraz, também da Faculdade de Farmácia.
O curso oferece atualmente 35 vagas e tem como pré-requisitos conhecimentos sobre aspectos gerais da produção e controle de medicamentos, inglês enfocado na tradução e/ou interpretação de texto.
As disciplinas oferecidas abordam temas como as boas práticas de fabricação, os aspectos estruturais e mecanismos de ação dos fármacos, entre outros. Temas mais burocráticos como orientação para o registro de medicamentos e cosméticos também são discutidos.
Os candidatos precisam ter terminado o curso de nível superior e apresentar uma carta explicitando os motivos pelos quais optou pelo curso.