O Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP) abrirá, no dia 14 de abril, as inscrições para o curso de difusão cultural “Noções sobre Oceanografia”, que ocorrerá em oito domingos entre os dias 18 de maio e 20 de julho. O curso é gratuito e disponibilizará 250 vagas, sendo que os participantes devem ter, obrigatoriamente, o ensino fundamental completo.
Oferecido semestralmente desde 1993, o projeto faz parte das atividades de extensão da Universidade e, segundo Joseph Harari, coordenador do curso desde a sua criação, tem por objetivos principais “a divulgação da ciência, do conhecimento e de informação para o público em geral sobre as atividades de um oceanógrafo”.
A iniciativa conta com 14 palestras, visitas monitoradas ao Museu Oceanográfico e algumas atividades práticas. Além disso, o curso é dividido em uma sequência de seis módulos. Os três primeiros contemplam, nessa ordem, noções básicas de oceanografia física, química e geológica. Nos três últimos, apresentam-se aos alunos, respectivamente, as partes de instrumentalização, biologia e oceanografia aplicada.
Para Harari, de maneira reduzida e simplificada, essa sequência lógica de assuntos se assemelha à organização dos cursos de graduação, pós-graduação e especialização oferecidos no Instituto. Por isso, segundo o professor, o curso “Noções sobre Oceanografia” tem atraído a atenção de muitos alunos que num futuro próximo irão prestar vestibular e eventualmente se interessem pela área.
“Mantemos uma estatística aqui e vimos que o percentual é bastante significativo: cerca de 20% dos alunos que ingressaram na graduação em Oceanografia participaram desse curso. Isso nos deixa muito contentes, é um dos objetivos e tem sido alcançado”, analisou Harari.
Evolução
Com 21 anos de existência, o curso já passou por diversas alterações em seu conteúdo. Harari considera que, como as técnicas de computação e medição aumentaram muito nos últimos anos, bem como o desenvolvimento científico e o surgimento de novas teorias, o Instituto tem a obrigação de oferecer ao público “o que há de mais moderno e importante no universo da oceanografia”, dentro das limitações do próprio curso.
Grande procura
De acordo com os dados da secretaria da Comissão de Cultura e Extensão do IO, o curso sobre noções de oceanografia tem mantido uma procura muito grande: no segundo semestre de 2013, foram 328 inscritos para as 250 vagas.
Como a seleção é realizada por ordem de inscrição, os interessados devem efetuá-la o mais rápido possível através da internet (segue o link abaixo). O período de inscrições se encerra no dia 30 de abril.
Para se matricular no curso, acesse: https://uspdigital.usp.br/apolo
Para mais informações: http://www.io.usp.br/No%C3%A7%C3%B5es+de+Oceanografia